Florianópolis está sediando entre os dias 9 e 11 de outubro de 2025, o XV Congresso Brasileiro de Acidente Vascular Cerebral (AVC). O secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, participou de uma discussão sobre a Linha de Cuidado do AVC na região Sul e destacou os avanços do Governo de Santa Catarina no enfrentamento à doença.
Foto: Josiane Ribeiro
“A Secretaria de Estado da Saúde busca atuar em conjunto com hospitais e profissionais de saúde desde 2023. O Congresso de AVC é um momento para mostrar o que foi determinado pelo governador Jorginho Mello em relação à ampliação da rede e de serviços especializados. O objetivo é atender o paciente da melhor maneira possível, no tempo mais adequado e com rapidez nos hospitais”, ressaltou o secretário Diogo Demarchi.
Participou também do debate a presidente do XV Congresso Brasileiro de AVC, Dra Gladys Lentz Martins, que atua como chefe do Serviço de Neurologia e coordenadora do Ambulatório de Neurovascular e Unidade do AVC, no Hospital Governador Celso Ramos (Florianópolis). A unidade integra a rede própria da SES, e é referência estadual no tratamento de AVC, oferecendo atendimento especializado, que inclui neurologistas e a realização de tratamentos avançados como a trombectomia mecânica.
O estado tem ampliado a rede de assistência para realizar trombectomia, no tratamento de AVC Isquêmico Agudo. Também realizam o procedimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o Hospital Municipal São José (Joinville), o Hospital Santa Isabel (Blumenau), e o Hospital Nossa Senhora dos Prazeres (Lages).
Público-alvo do evento
O congresso, que ocorre no Centro-sul, é direcionado a profissionais de saúde, incluindo médicos (clínicos gerais, neurologistas, neurocirurgiões, geriatras, cardiologistas, entre outros), enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, nutricionistas e demais profissionais envolvidos no atendimento a pacientes com AVC. Também participam pesquisadores, acadêmicos e estudantes da área da saúde, além de gestores hospitalares e profissionais interessados nas últimas atualizações sobre prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação do AVC.
Mais informações:
Josiane Ribeiro
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
e-mail:
Nos siga no Instagram @saude.sc