Fotos: divulgação Ascom/SES
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Diretoria de Atenção Primária à Saúde (DAPS), deu início às atividades da Rede Alyne na Macrorregião do Grande Oeste Catarinense. O evento reuniu representantes das regiões de saúde de Chapecó, São Miguel do Oeste e Xanxerê.
A Rede Alyne é um programa federal destinado a reduzir a mortalidade materna e infantil no Brasil. Lançado em 2024, o programa substituiu a Rede Cegonha e propôs um novo modelo de assistência à saúde materna, infantil e fetal em todo o país, com o principal objetivo de reduzir a mortalidade e melhorar a qualidade do atendimento às gestantes e aos bebês.
Fotos: divulgação Ascom/SES
“Iniciar este processo em todo o Estado vai melhorar a qualidade do atendimento materno infantil onde novos serviços serão habilitados e passam a receber novos financiamentos nos componentes da Rede Alyne. O aumento e melhoria destes serviços vai possibilitar a estruturação em rede de forma Macrorregional, buscando principalmente reduzir os indicadores previstos nesta rede de atenção", explica a diretora do DAPS, Angela Blatt Ortiga.
O encontro contou com a participação de representantes das três regiões que compõem a Macrorregião do Grande Oeste, além de abordar a linha de cuidado materno-infantil. Estiveram presentes os coordenadores da Comissão Intergestores Regionais (CIR), o secretário de Saúde de Chapecó e gerentes das três regionais de saúde.
“A iniciativa é um passo significativo para fortalecer a assistência à saúde materna e infantil na região, promovendo um cuidado mais integrado e eficaz para gestantes e recém-nascidos”, afirma a técnica da Saúde da Mulher da DAPS, Bárbara Vargas.
Mais informações:
Josiane Ribeiro
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
**e-mail: **
Instagram:* @saude.sc*