Secretária Carmen Zanotto visita Hospital Governador Celso Ramos

Desde que assumiu a Secretaria de Estado da Saúde, a Secretária Carmen Zanotto vem intensificando o trabalho junto aos hospitais. Além de realizar diversas reuniões com os gestores, ela está visitando as estruturas.

Grupo de pessoas usando máscaras de proteção facial conversa em um corredor de hospital. Ao fundo, um painel institucional com logotipos do SUS e do Governo de Santa Catarina indica as especialidades atendidas no local. Uma mulher de blazer branco está no centro da imagem, ouvindo um homem de camisa amarela.

Na manhã desta terça-feira, 07, foi a vez do Hospital Governador Celso Ramos (HGCR). Acompanhada da diretora Rosina Moritz e da equipe, a secretária visitou alguns andares da unidade hospitalar.

O Celso Ramos sofre com a superlotação e com alguns problemas estruturais. Como o hospital é emergência de porta aberta recebe número expressivo de pacientes, o que pode acarretar demora no atendimento. No entanto, muitos dos pacientes que chegam ao HGCR apresentam enfermidades de baixa complexidade e poderiam receber atendimento nas unidades básicas de saúde e nas unidades de pronto atendimento.

Os pacientes classificados com risco grave são prioridade por se tratar de um hospital referência para atendimentos de alta complexidade em trauma-ortopedia (politrauma), neurocirurgia e neurologia.

“Precisamos focar na alta complexidade e na realização de cirurgias. Alguns procedimentos podem ser realizados na região do paciente, encurtando distâncias e evitando o desgaste de viagens. Conversei com alguns pacientes do norte do Estado, por exemplo, que saíram de madrugada para o atendimento.”, explica Carmen Zanotto.