Nesta quarta-feira, 23, formou-se 43 novos especialistas na Atenção Primária em Saúde. A formatura do Programa de Fomento à Especialização Profissional para Atenção Primária ocorreu em videochamada e reuniu representantes da Secretaria da Saúde, que prestigiaram as primeiras turmas a se formar em medicina da família e preceptoria multiprofissional.
O secretário adjunto da Saúde Alexandre Lencina Fagundes fez pronunciamento na abertura da formatura. “Vocês hoje qualificam ainda mais o serviço de saúde, numa de suas portas mais importantes e fundamentais, que é a Atenção Primária. Ela é a porta de entrada do SUS e tem sido impactada socialmente nesses anos de pandemia. E todos os nossos profissionais persistiram, com resiliência e coragem contínua. Ainda mais, aperfeiçoaram-se. Se desafiaram e se superaram. Vocês escrevem mais uma página de sua história hoje e da nossa”, descreveu o secretário Alexandre.
Foto: Andrey Lehnemann
Durante o pronunciamento, Alexandre Lencina Fagundes também ressaltou o pioneirismo da Escola de Saúde Pública, na formação de especialistas em Família e Comunidade, Educação Permanente voltada à área da Atenção Primária e da preceptoria multiprofissional. “Fechamos esse primeiro ciclo de formaturas observando muita descentralização, com desenvolvimento rico em técnicas e pedagogias. Acho que cuidar das pessoas é o sentimento mais próximo da palavra ‘humana’, em sua essência. Exercitamos na Saúde qualidades não só técnicas ou científicas, mas do campo sensitivo. E somamos o conhecimento à ciência técnica.", acrescentou o Secretário-Adjunto.
A superintendente de Planejamento em Saúde Carmem Regina Delziovo e a Diretora da Escola de Saúde Pública Francini Rensi Schmitz também participaram da cerimônia.