A Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com o município de Blumenau, realizou uma ação educativa gratuita para ensinar técnicas de Reanimação Cardiopulmonar (RCP) neste sábado (18), no Parque Ramiro Ruediger, em Blumenau. O evento “Mãos que Salvam” teve o objetivo de capacitar os cidadãos para que possam agir com confiança em situações de emergência.
Foto: Divulgação/SES
A RCP é uma técnica vital que pode aumentar significativamente as chances de sobrevivência em casos de parada cardiorrespiratória. A rapidez na intervenção de pessoas treinadas é determinante para a recuperação dos indivíduos afetados. Com a proposta de democratizar este conhecimento, a ação contou com a participação de profissionais de saúde qualificados, que ministraram oficinas práticas.
Durante a atividade, os participantes tiveram a oportunidade de aprender, na prática, como realizar a compressões torácicas e outras manobras essenciais em situações emergenciais. A ação foi organizada pela Gerência Regional de Saúde de Blumenau, com o apoio da Secretaria Municipal de Promoção à Saúde de Blumenau, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e o Núcleo de Educação em Urgências (NEU).
“Nosso intuito é capacitar a população para que todos possam ser agentes ativos em situações de emergência. O aprendizado da Reanimação Cardiopulmonar não só salva vidas, mas também promove uma cultura de solidariedade e cuidado entre os cidadãos”, ressaltou Alexandre Anselmo, instrutor do NEU.
A ação foi uma ótima oportunidade para adquirir conhecimentos que podem fazer toda a diferença em momentos críticos.
Mais informações:
Daniela Melo
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
e-mail:
Nos siga no instagram @saude.sc