Mais uma importante iniciativa marca o enfrentamento das arboviroses na temporada 2025/2026, especialmente a dengue. A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), realiza o III Seminário Estadual de Arboviroses, nesta terça e quarta-feira, 4 e 5 de novembro, em Florianópolis.

Foto: Divulgação SES
O evento tem o objetivo de atualizar, mobilizar e articular a rede municipal de saúde nas ações de vigilância epidemiológica, controle integrado de vetores e assistência aos pacientes, fortalecendo a preparação do Estado para o enfrentamento das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. O evento contará com palestrantes do Ministério da Saúde, da SES e de pesquisadores sobre a temática.
Com a chegada do período mais quente e úmido do ano, as condições climáticas se tornam mais favoráveis à reprodução do mosquito, aumentando o risco de transmissão de doenças como dengue, chikungunya e zika vírus nas próximas semanas. Diante desse cenário, a SES tem intensificado as ações de prevenção e controle em parceria com os municípios catarinenses.
“Considerando o risco de aumento de casos de dengue e chikungunya, associado as condições climáticas, que favorecem a reprodução do mosquito, o Seminário acontece para discutirmos e planejarmos com os municípios e equipes regionais, as atividades de vigilância, controle integrado de vetores e assistência dos casos, envolvendo todos os participantes”, ressalta João Augusto Fuck, diretor da DIVE.
A SES reforça ainda a importância da participação da população no combate ao Aedes aegypti. Manter os ambientes limpos, eliminar recipientes que possam acumular água e denunciar locais com possíveis focos do mosquito são atitudes essenciais para reduzir o risco de transmissão. “A principal medida de prevenção é eliminar os criadouros do mosquito, que estão, em sua maioria, dentro ou ao redor das residências”, alerta João.
Mais informações:
Daniela Melo
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
e-mail:
Nos siga no instagram @saude.sc