O governador Jorginho Mello inaugurou na quarta-feira, 19, o Centro Integrado de Comando e Controle da Fronteira (CICCF), em Dionísio Cerqueira. A Secretaria de Estado da Saúde, por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (SAMU) e da Vigilância Sanitária irá atuar juntamente com o Conselho Estadual de Combate à Pirataria, a Proteção e Defesa Civil, Secretaria de Estado da Fazenda, Cidasc, órgãos federais, ambientais e municipais.
“A integração das Forças de Segurança é fundamental para o combate ao crime e a proteção das nossas fronteiras. Com esse novo centro, Santa Catarina reforça sua estrutura para agir de maneira rápida e eficiente em operações conjuntas com outros estados e até com a Argentina”, afirmou o governador, Jorginho Mello.
O CICCF servirá para a gestão de crises em diversas áreas. Em relação ao SAMU, quando for acionado começará a trabalhar com no mínimo três pessoas, e será montada uma Central de Regulação de Urgência com um médico, um Técnico Auxiliar de Regulação Médica (TARM) e um rádio operador.
Localizado junto ao 36º Batalhão de Polícia Militar de Santa Catarina, o local conta com salas de operações, administração e reuniões, alojamentos, cozinha e banheiros.
“O centro é a união de esforços entre os órgãos de governo que irão garantir pronta resposta às necessidades da população dando mais segurança e agilidade às ações desenvolvidas na região”, ressalta Marcos Fonseca, Superintendente de Urgência e Emergência da SES.
A iniciativa demonstra o compromisso das autoridades brasileiras em aprimorar a segurança nas regiões de fronteira por meio da integração e cooperação entre diversas instituições e forças de segurança.