Saúde em Obras: Hospital Celso Ramos monta força-tarefa para garantir assistência aos pacientes em meio à instalação de novo gerador de energia

O Hospital Governador Celso Ramos (HGCR), de Florianópolis, está se preparando para a instalação do novo gerador de energia, que ocorrerá no dia 02 de dezembro, um sábado. Nesta data será necessário desligar a energia elétrica da torre principal do prédio das 8h às 17h. Para garantir a assistência aos pacientes foi organizada uma força-tarefa que envolve os servidores do hospital, Superintendências dos Hospitais Públicos e de Urgência e Emergência, Secretarias de Saúde de Florianópolis, São José e Palhoça, além do apoio de outras unidades da rede e da comunidade.

O diretor do HGCR, Michel Faraco, explica como se dará a ação. “O hospital está se preparando para instalar o seu novo gerador de energia, o equipamento mais robusto e moderno, adquirido pela Secretaria de Estado da Saúde, no dia 2 de dezembro. Isso vem exigindo das nossas equipes uma força-tareta. A torre principal da edificação ficará sem energia elétrica. Por isso, iremos mobilizar os nossos pacientes graves e, com necessidade de cirúrgicas, para a torre anexa, onde ficará abastecida de energia e onde se localiza a nossa emergência. Neste dia, vamos precisar cancelar as visitas e manter apenas os acompanhantes previstos em lei. A Rede de Atenção à Saúde foi comunicada e está se preparando para acolher os pacientes. Contamos com a colaboração de todos”, destaca.

Por conta disso, entre às 7h do dia 27 de novembro e às 19h do dia 03 de dezembro, a emergência do HGCR funcionará de forma referenciada para casos de traumato-ortopedia e neurologia, clínicos e cirúrgicos, ou seja, a emergência não será porta aberta nesse período. O setor atenderá apenas os pacientes encaminhados de outros hospitais, das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), das unidades básicas, bem como aqueles atendidos pelo SAMU ou Bombeiros, por meio de encaminhamento médico ou sistema de regulação prévios.

A fim de garantir o atendimento e a segurança dos pacientes, serão mantidos os serviços essenciais com remanejamentos e deslocamentos de pacientes em estado crítico internados na UTI, unidade de AVC e outros setores, bem como os que necessitam de cirurgias de emergência, para áreas abastecidas de energia na outra torre anexa, onde está localizada a Emergência. Assim, torna-se necessário o referenciamento da Emergência nesse momento, proporcionando espaços para acolher os pacientes graves que estão na torre principal e que ficará sem energia elétrica.

Especificamente no sábado, 2 de dezembro, estarão suspensas as visitas e serão permitidas as entradas apenas daqueles acompanhantes previstos em lei. O setor de imagem ficará inoperante para os exames de Raios-X, Tomografia Computadorizada, Ressonância Magnética e Ultrassonografia. Os pacientes que necessitarem desses exames, classificados como urgência e emergência, serão encaminhados para outras unidades hospitalares, a fim de dar continuidade da assistência à saúde dos pacientes.