Projetado como uma pequena cidade, com casas e pavilhões, o Hospital Santa Teresa (HST) passou por sua primeira grande reforma na rede de iluminação externa desde sua inauguração, em 1940. Com investimentos do Governo do Estado no valor de R$735 mil, as obras de modernização da infraestrutura elétrica irão atender à crescente demanda da unidade própria da Secretaria de Estado da Saúde (SES).
As antigas luminárias de vapor de mercúrio foram substituídas por 68 modernas luminárias de LED, mais econômicas e de alto rendimento. Além disso, 28 novos postes foram instalados e reposicionados, garantindo uma distribuição mais uniforme da iluminação.
“Muitos locais não tinham iluminação e onde havia, ela era insuficiente, era tudo escuro. Hoje conseguimos olhar cada cantinho, cada espaço do Santa Teresa durante a noite. Antes faltava segurança, porque temos moradores nas casinhas, nos pavilhões e os nossos servidores têm que trabalhar de uma forma diferenciada. Então muitos serviços que temos condições de realizar só não estavam acontecendo na sua totalidade pela fragilidade da rede elétrica”, destaca o diretor do hospital, José Augusto da Silva Velho, que atua há 37 anos na unidade.
Ampliação da capacidade
Além da iluminação externa, houve a renovação de toda a rede de média tensão, que foi reforçada com a instalação de uma nova subestação e dois transformadores adicionais, aumentando a capacidade de carga. Adicionalmente, as redes de baixa tensão e de telecomunicação - em fase final de implementação - estão sendo instaladas de forma subterrânea para garantir maior eficiência e segurança no sistema.
Com a reestruturação da rede de energia, o hospital poderá utilizar todos os equipamentos e serviços que estavam limitados, tanto no setor ambulatorial quanto assistencial, bem como os novos equipamentos que chegaram ano passado, como a plataforma laser e a câmara de fototerapia, usadas no tratamento de linfomas cutâneos, psoríase e vitiligo.
“Antes, precisávamos escolher quais equipamentos utilizar e quais procedimentos realizar, pois o uso simultâneo de alguns aparelhos era arriscado. Agora, com a solução dos problemas de energia, poderemos finalmente colocar em prática todos os serviços que estavam pendentes. Isso abrange tanto o nível ambulatorial quanto o assistencial interno, permitindo o uso de pequenos e grandes equipamentos. Com essa melhoria, poderemos aprimorar ainda mais o que já era bom, pois nosso atendimento é de qualidade. Sabemos que prestamos um serviço de excelência, conforme os princípios do SUS, do Hospital Santa Teresa e da Secretaria de Saúde", reforça o diretor.
Apoio Regional
Localizado em São Pedro de Alcântara, o Santa Teresa é um hospital geral com perfil voltado a três eixos principais que são: Dermatologia, Clínica Médica e Saúde Mental. O ambulatório de dermatologia realiza uma média de 2100 atendimentos por mês. Este ano, o hospital completou 84 anos de atuação e dispõe de 108 leitos que oferecem suporte aos demais hospitais da Grande Florianópolis.