A Maternidade Carmela Dutra (MCD) está passando por uma revitalização em sua Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI) e na Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal (UCINCo). Com investimentos do Governo do Estado, estão sendo realizadas adequações da rede de vácuo e gases medicinais, bem como a substituição de pisos, portas e pintura geral. Com uma área total de cerca de 250 metros quadrados, os setores desempenham um papel vital no cuidado de recém-nascidos em situações críticas.
O diretor da Maternidade MCD, Gilberto Seemann, destacou a importância das reformas em andamento. "A recuperação da UTI Neonatal, com a adequação da rede de gases, substituição de pisos, portas e nova pintura, é de grande significado para nossa instituição. Mantemos uma taxa de ocupação sempre próxima a 100%, atendendo dezenas de crianças semanalmente. Essas melhorias proporcionarão um ambiente mais adequado aos bebês, pais e/ou responsáveis, além de um atendimento ainda mais seguro e de qualidade por parte dos nossos profissionais".
A UTI Neonatal possui 10 leitos, enquanto a UCINCo conta com 7, atendendo aproximadamente 300 recém-nascidos por ano, com cerca de 50 destes com peso muito baixo, inferior a 1500g.
A iniciativa de renovação teve início em março com a reestruturação da rede de vácuo e gases, uma solicitação antiga, tanto da equipe médica quanto da gestão da instituição.
Durante o processo, aproveitando a oportunidade de realocar os bebês para a Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (UCINCa), a direção da Maternidade, com o apoio da Associação de Voluntárias, optou também por realizar algumas melhorias adicionais, incluindo a substituição de pisos e portas, juntamente com uma nova pintura para toda a unidade.
Com a ajuda de empresas parceiras também será realizada a renovação da sala de acolhimento dos pais.