Saúde em Obras: Estado entrega reforma do Setor de Ultrassonografia da Maternidade Carmela Dutra em Florianópolis

O Setor de Ultrassonografia e Medicina Fetal da Maternidade Carmela Dutra (MCD), em Florianópolis, ganhou um espaço totalmente reformado. O serviço, que realiza cerca de 14 mil atendimentos por ano, está pronto para oferecer mais conforto às pacientes e melhores condições de trabalho aos profissionais.

WhatsApp_Image_2025-09-30_at_12.48.10_4.jpg

Foto: Divulgação SES

O espaço recebeu recuperação de paredes, aberturas, forros, tetos, portas e pisos, substituição da rede elétrica e da rede lógica (cabos de tecnologia da informação), além da readequação das salas, que agora contam com banheiros exclusivos e climatização. O investimento do Estado foi de cerca de R$ 120 mil.

Segundo o diretor da MCD, Gilberto Marçal Seemann, a reforma representa um avanço importante para a qualidade da assistência. “São investimentos que melhoram as condições de trabalho, proporcionam um diagnóstico preciso e no tempo certo, melhorando os índices de mortalidade materno infantil e de resposta rápida aos tratamentos ginecológicos e de mama. É mais saúde e qualidade de vida para as mulheres e seus bebês”, destacou o gestor.

WhatsApp_Image_2025-10-01_at_14.22.14.jpeg

Foto: Divulgação SES

O setor de USG desempenha um papel essencial no diagnóstico e tratamento de gestantes, fetos, recém-nascidos e mulheres com doenças ginecológicas complexas. Entre os serviços oferecidos estão a detecção de patologias obstétricas, identificação de malformações fetais raras, exames de imagem para cânceres ginecológicos e de mama, além de procedimentos como biópsias, punções, marcações pré-cirúrgicas e transfusões intrauterinas. Também são realizadas avaliações nos recém nascidos, alguns deles prematuros, com suspeitas de alterações cerebrais, cardíacas e abdominais.

Design_sem_nome1.png

Foto: Divulgação SES

“Esse é um ambiente essencial por sua atuação na prevenção, diagnóstico e tratamento de condições de alta complexidade, contribuindo para a qualidade de vida das pacientes e para a redução da mortalidade materno infantil e por cânceres ginecológicos em Santa Catarina”, salientou o médico-chefe do setor, Dr. Rafael Lioi.

Além do atendimento à população, a estrutura funciona como espaço de formação e treinamento de médicos residentes. No dia a dia, os estudantes aprendem técnicas avançadas em ultrassonografia e medicina fetal com os médicos da Carmela Dutra.

 

Mais informações:
Victória Lopes
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Nos siga no Instagram @saude.sc