Com o verão se aproximando e a intensificação das chuvas, a dengue se torna uma preocupação crescente em Santa Catarina. Para enfrentar esse desafio, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e o Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM-SC) firmaram uma parceria.
Em reunião realizada na última semana, o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi Silva, e a chefe de gabinete, Cristina Pires Pauluci, discutiram com o presidente do CRM-SC, Marcelo Lemos dos Reis, as ações conjuntas para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti.
“A parceria com as instituições é muito importante para conscientizarmos a população sobre manter a sua casa limpa e sem água parada. Quanto mais falarmos sobre a dengue e os cuidados, estamos protegendo as pessoas e evitando as mortes. Cerca de 80% dos focos do mosquito estão nas casas. O poder público faz a sua parte, mas cada cidadão precisa fazer a sua, 10 minutos por semana são suficientes para manter os ambientes limpos”, destaca o secretário de saúde.
O CRM-SC se comprometeu a auxiliar na divulgação de informações sobre a dengue, orientando médicos e a população sobre os sintomas, o diagnóstico e a prevenção da doença.