Santa Catarina recebe confirmação de caso importado da nova variante do vírus SARS-CoV-2

O Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) recebeu a confirmação no dia 11/02 de um caso de Covid-19 pela variante P.1 do Vírus SARS-CoV-2 circulante em Manaus/AM. O caso é de um paciente residente de Joinville, 55 anos, com histórico de viagem para Manaus/AM, que retornou dia 16 de janeiro a Santa Catarina.

No retorno à residência, em Joinville, apresentou falta de ar, procurando uma unidade de saúde para atendimento. A amostra de swab nasofaríngeo para realização de exame RT-qPCR foi coletada no dia 17 de janeiro e confirmado pelo Lacen/SC no dia seguinte. O paciente apresentou quadro moderado, porém ficou internado no Hospital Bethesda em isolamento, evoluiu bem.

Seguindo o protocolo para investigação genômica da Covid-19, a amostra, foi encaminhada pelo Lacen/SC para a FIOCRUZ para sequenciamento genético, por se tratar de paciente com histórico de deslocamento para região com identificação de nova variante (VOC) do vírus SARS-CoV-2, de acordo com orientações da Nota Informativa nº001/2021 - DIVE/LACEN/SUV/SES/SC, disponível aqui.

A SES e a SMS/Joinville reiteram que, conforme resultados preliminares da investigação epidemiológica conduzida pela equipe de vigilância local, até o momento trata-se de um caso importado de infecção pelo variante P.1 do Vírus SARS-CoV-2, com local provável de transmissão na cidade de Manaus/AM, não havendo indícios, até o momento, de transmissão comunitária da variante P.1 no município de Joinville.