Santa Catarina avança no projeto de três novas Policlínicas para fortalecer a rede de saúde

O governador Jorginho Mello e o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi assinaram juntamente com a Caixa Econômica Federal, o termo de compromisso para a construção de três novas Policlínicas Regionais nas cidades de Blumenau, Lages e São José. A iniciativa, que faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento do Ministério da Saúde, visa promover investimentos em políticas públicas e infraestrutura.

As estruturas irão beneficiar diretamente as macrorregiões de saúde do Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Serra Catarinense, permitindo uma expansão significativa da capacidade instalada em saúde. Cada unidade foi planejada com base na realidade epidemiológica local, garantindo que as demandas específicas de cada região sejam atendidas de maneira eficiente e assertiva. Elas irão desempenhar papel fundamental na continuidade do cuidado aos cidadãos, iniciado na Atenção Primária à Saúde (Unidades Básicas de Saúde), fortalecendo a efetividade das redes de saúde locais.

“Essas unidades ampliam a oferta de serviços e também fortalecem a integração entre os níveis de atenção, essenciais para garantir a resolutividade e a efetividade do Sistema Único de Saúde (SUS). Quando temos uma Atenção Primária fortalecida, estamos trabalhando na prevenção e melhorando a qualidade de vida da população ”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi.

A Policlínica de Blumenau atenderá à Macrorregião de Saúde do Vale do Itajaí, enquanto a de São José prestará atendimento à Macrorregião de Saúde da Grande Florianópolis. Já a Policlínica de Lages será responsável pelo atendimento da Macrorregião da Serra Catarinense.

Esses Estabelecimentos Assistenciais de Saúde (EAS) irão configurar centros Integrados de atendimento, os quais oferecerão ampla gama de serviços e de procedimentos especializados. Focado na alta resolutividade, as policlínicas visam proporcionar atendimento acessível, ágil e de qualidade, garantindo diagnósticos precisos e tratamentos oportunos aos cidadãos catarinenses.