O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Santa Catarina realizou o primeiro Campeonato Catarinense de Reanimação Cardiopulmonar (RCP), na quarta-feira (13), em Florianópolis. A iniciativa inédita reuniu 40 equipes de profissionais de saúde de diferentes regiões do estado, que competiram para demonstrar habilidades técnicas e precisão nos protocolos de atendimento a vítimas de parada cardiorrespiratória. A primeira colocação ficou com a dulpa de Florianópolis.
Foto: Divulgação
A atividade, organizada pelo Núcleo de Educação em Urgência (NEU), tem o objetivo de estimular a prática, reforçar conhecimentos e aprimorar a qualidade das manobras de RCP, que são fundamentais para aumentar as chances de sobrevivência em casos de emergência. Durante as provas, os participantes foram avaliados em critérios como organização da assistência, qualidade das compressões torácicas e efetividade das ventilações com bolsa-válvula-máscara.
Segundo a coordenadora do NEU, Juliana Guaresi, o campeonato foi pensado como uma forma lúdica e interativa de fortalecer a capacitação dos profissionais, aliando treinamento técnico a um ambiente motivador. “A ideia é incentivar que as equipes mantenham a excelência nos procedimentos, mesmo sob pressão, garantindo um atendimento rápido e eficaz à população”, destacou.
Participaram 40 equipes (duplas) de rodadas eliminatórias, enfrentando cenários clínicos que simulam diferentes causas de RCP. Avançaram para a fase eliminatória 16 equipes.
Os troféus foram entregues para as três melhores duplas. O primeiro lugar foi para Florianópolis, o segundo para Timbó e o terceiro para São José. “O grande ganho foi o aperfeiçoamento coletivo e o reforço da importância da RCP na rotina dos serviços de saúde”, complementou Juliana.
A competição fez parte II Simpósio Catarinense de Emergências Clínicas, que reuniu médicos, enfermeiros, técnicos e acadêmicos para debater temas como emergências cardiovasculares, atendimento pré-hospitalar, uso de novas tecnologias e protocolos atualizados de urgência e emergência.
Mais informações:
Daniela Melo
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
e-mail:
Nos siga no instagram @saude.sc