SAMU SC inaugura nova Unidade de Suporte Avançado em São Lourenço do Oeste

A macrorregião do Extremo Oeste ganhou um reforço nos atendimentos de urgência e emergência móvel, com a implantação de uma nova Unidade de Suporte Avançado (USA) no município de São Lourenço do Oeste. A entrega faz parte do plano de expansão do serviço de Atendimento Pré Hospitalar (APH) promovido pelo Governo do Estado. A unidade já realizou 57 atendimentos em apenas 34 dias, desde sua implantação, em 26 de agosto, até o dia 30 de setembro.

WhatsApp_Image_2025-10-10_at_12.30.46.jpeg

Foto: Divulgação SES

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) investiu R$ 400 mil na instalação da base operacional, em estrutura, mobiliário e equipamentos. O custo anual estimado para manter o serviço é de R$ 5 milhões.

“A implantação da USA do SAMU na cidade de São Lourenço, vem de encontro com a proposta do Governo do Estado de levar a Saúde mais perto do catarinense, reduzindo o tempo de espera e garantindo a prestação de serviço especializado também fora do ambiente hospitalar. Esta unidade vai trabalhar salvando vidas e reduzindo sequelas, pois em uma situação de emergência alguns minutos podem fazer a diferença entre a vida e a morte. Assim vamos encurtar distâncias, levando emergência até o usuário do SUS, com equipamentos modernos para atendimento de adultos e crianças”, destaca o superintendente de Urgência e Emergência da SES, Marcos Fonseca.

A nova unidade funciona 24 horas, todos os dias da semana. É composta por equipe formada por seis médicos, cinco enfermeiros, cinco condutores socorristas e dois auxiliares de higienização.

“Esta nova Unidade de Suporte Avançado irá atender a população com maior agilidade, diminuindo o tempo de resposta e aumentando as chances de vida do paciente. A UTI Móvel conta com novas tecnologias, como ultrassom portátil e reanimador cardíaco, que melhoram a qualidade dos atendimentos”, destaca a diretora-geral do SAMU/FAHECE, Carla Birolo Ferreira.

Atendimento especializado 

A unidade foi instalada na antiga Academia da Saúde, no bairro Santa Catarina, ao lado da da Unidade Básica de Saúde (UBS) que passou por reforma. A USA de São Lourenço integra a macrorregião do Extremo Oeste, junto a outras seis bases do SAMU, incluindo transporte aeromédico e inter-hospitalar.

As ambulâncias de suporte avançado são equipadas como UTIs móveis e são acionadas via telefone 192, com regulação centralizada conforme a gravidade de cada ocorrência.

Perfil e causas dos atendimentos

Do total de atendimentos desde a inauguração, 49 ocorreram em São Lourenço do Oeste, três em Campo Erê, três em Quilombo, um em Novo Horizonte e um em Palma Sola.

As principais causas dos chamados foram problemas cardiovasculares (10), neurológicos (9), gastroenterológicos (7) e respiratórios (5). Também foram registradas ocorrências como colisões, quedas, ferimentos, complicações oncológicas, entre outras.

A maior parte dos pacientes era do sexo masculino (34). Em relação à faixa etária, a maior ocorrência foi de pacientes com mais de 60 anos (28), na sequência entre 40 e 59 anos (16), entre 20 e 39 anos (07), entre 0 e 13 anos (04), e entre 14 e 19 anos (02).

 

Com informações Comunicação SAMU/FAHECE

Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Nos siga no instagram @saude.sc