O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Santa Catarina iniciou nesta quarta-feira, 30, uma capacitação presencial para condutores socorristas das UTI Móveis no Parque da Uva, em Videira. Ao todo, 40 profissionais das Unidades de Suporte Avançado (USA) e do transporte Inter-Hospitalar das macrorregiões do Meio-Oeste e do Planalto Serrano realizam aulas teóricas e práticas até quinta-feira, 31.
Foto: Comunicação SAMU/FAHECE
“Estamos trabalhando para chegar no início de 2026 com 52 serviços de UTI Móveis terrestre e aéreo, entre SAMU, inter-hospitalar e aeromédico. Então, mais uma vez, Santa Catarina vai sair na frente com a maior cobertura do país em serviço de UTI Móvel. Sou socorrita e sei como é, não temos muito tempo pra vida particular, é muito trabalho e precisamos estar sempre preparados. Nesses dias teremos aulas teóricas e muita prática sempre buscando segurança pros atendimentos diários do nosso SAMU no território catarinense”, destaca o diretor APH-Móvel, Dionísio Medeiros.
A FAHECE, organização que gerencia o SAMU, atua na qualificação de seus profissionais. “A ação tem parceiros renomados, como o Codetran de Itajaí, para orientar, reciclar e atualizar nossos condutores socorristas. Todos os profissionais saem ainda mais capacitados, tanto para conduzir as ambulâncias quanto para salvar a vida dos pacientes que precisam do 192”, enfatiza a diretora-geral do SAMU/FAHECE, Carla Birolo Ferreira.
O percurso de simulação realística e sinalização em cones, contará com a orientação do agente de trânsito do Codetran Itajaí, Luiz Ribeiro. Além disso, será realizado o teste de percepção alcoólica e uso de substâncias ilícitas, a fim de demonstrar, com a utilização de óculos, o possível efeito na visão dos condutores socorristas.
“Os treinamentos com foco na segurança da equipe e dos pacientes são o nosso principal objetivo. Oportunizar esse curso prático aos nossos condutores socorristas em Videira é a certeza que a população catarinense está sendo respeitada e cuidada”, comenta o gerente de enfermagem do SAMU/FAHECE, Diego Vieira.
Entre os participantes, Juliana Aurélia Pereira, a única mulher condutora socorrista do SAMU, das Unidades de Suporte Avançado, está participando do curso. “Dentro do SAMU, o aprendizado é constante. Como mulher, me sinto orgulhosa de estar diante de tantos profissionais capacitados. Somos equipes, e equipes para salvar vidas, não importando qual gênero temos dentro da ambulância, seja como médicas, enfermeiras ou condutoras socorristas", confessa.
A próxima capacitação para os condutores socorristas SAMU ocorrerá na macrorregião do Extremo Oeste.
Mais informações:
Gabriela Ressel
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
e-mail:
Nos siga no Instagram @saude.sc