No Extremo Sul do Estado, uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) realizou o atendimento de homem vítima de infarto agudo do miocárdio. O paciente precisou ser transferido de helicóptero para Criciúma para um cateterismo de urgência.
O homem estava numa clínica para tratar uma fratura no pé, quando começou a passar mal. Segundo a equipe da Unidade de Suporte Básico do SAMU, ele apresentava sudorese, dor no braço direito, vômito, palidez e dor no peito - sintomas de infarto. A equipe realizou a triagem, colocou o paciente na ambulância, fez acesso venoso e o conduziu até o Hospital Dom Joaquim, onde o diagnóstico foi confirmado, após o eletrocardiograma. Mais tarde, a mesma equipe encaminhou o paciente para um helicóptero que fez a transferência do homem para o hospital de Criciúma, onde teve alta nesta semana.
A técnica de enfermagem, Lourdes, registrou a ocorrência e ficou surpresa ao reconhecer o paciente na clínica. "Ao nos ver, ele ficou aliviado. Como se tudo fosse ficar bem. Ele estava ali para fazer fisioterapia no pé. Não estava fazendo nenhum esforço, acabou passando mal parado mesmo. Ele me reconheceu na chegada. Já havíamos nos visto outras vezes. Perguntei se ele lembrava de mim - e ele respondeu contente que sim", descreveu a técnica.
O paciente foi encaminhado já estável para o Hospital São José, em Criciúma, de onde recebeu alta. Ele está em casa e passa bem.