SAMU presta apoio à vítimas de enchentes em Santa Catarina

As equipes da Unidades de Suporte Avançado (USA) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) estão mobilizadas no atendimento às vítimas das fortes chuvas deste fim de semana. Todas estas ações e atendimentos são coordenadas pela Central de Regulação das Urgências (CRU), com chamadas recebidas pelo telefone 192, responsável por manter a escuta permanente aos chamados relacionados às urgências e emergências em Saúde no Estado.

No Vale do Itajaí, onde estão localizadas algumas das situações mais críticas, as USAs de Blumenau e de Rio do Sul estão em estado de alerta para ocorrências envolvendo as situações provocadas pela chuva.

Nesta segunda-feira, a equipe de Rio do Sul prestou apoio no atendimento a uma gestante de 26 anos em trabalho de parto. Ela foi transportada pela aeronave Arcanjo 01. A mulher, com 38 semanas de gestação, tinha hipertensão e pré-eclâmpsia. A região está alagada por conta da chuva e algumas estradas bloqueadas, por isso a importância da intervenção aérea.

No domingo, também em Rio do Sul, um homem de 40 anos com hipotermia foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC). Ele estava agarrado a um poste para evitar ser levado pela correnteza, quando foi salvo. O cão dele, que estava preso a uma árvore próxima ao local, também foi resgatado.

A equipe do SAMU realizou o atendimento, o homem foi aquecido com mantas térmicas e levado para unidade de saúde. Ele passa bem.

O SAMU/USA integra o Grupo de Respostas e Ações Coordenadas (GRAC) de Blumenau e acompanha os desdobramentos dos eventos climáticos.