O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Santa Catarina, por meio de suas Centrais de Regulação, atendeu 865.139 ligações de urgência para o número 192, entre 1º de janeiro e 27 de dezembro deste ano. Buscando a melhoria contínua do atendimento à população, o Governo tem ampliado e aprimorado a eficácia e a qualidade na prestação do serviço com investimentos em novas viaturas e equipamentos, além da capacitação constante dos profissionais.
No mesmo período, do total de chamadas ao SAMU, foram registradas 404.810 ocorrências, com o envio ou de não de viaturas móveis. A região que mais teve ocorrências foi a Grande Florianópolis com 77.735, seguida pela Norte/Nordeste (Joinville) com 76.806 e o Vale do Rio Itajaí (Blumenau) com 64.198. Entre os principais casos clínicos estão os cardiovasculares, neurológicos e gastrointestinais.
Atualmente, o SAMU oferece cobertura em 100% do território catarinense, o que é destaque entre outros SAMUs do Brasil. O Estado conta com 28 Unidades de Suporte Avançado (USA), 98 Unidades de Suporte Básico (USB), dois aviões, cinco helicópteros e recentemente foram implantadas seis motolâncias para atender as ocorrências em Balneário Camboriú, Itapema e Itajaí.
“Quando o assunto é urgência, temos que garantir o acesso rápido do usuário ao serviço, com menor tempo possível. Acreditamos que a educação continuada da população quanto ao uso desse serviço é a melhor forma de otimizar a entrega da assistência em situações reais de emergência”, reforça Marcos Fonseca, superintendente de Urgência e Emergência da Secretaria de Estado da Saúde.
Renovação da frota e equipamentos
Este ano, as ambulâncias foram substituídas por viaturas zero quilômetros, todas as USAs e cerca de 80% das USBs. Foram entregues novas bases operacionais, reforma de bases, habilitação e qualificação das Centrais de Regulação, tudo para ter o cuidado necessário com o paciente no momento que ele mais precisa.
A renovação da frota contou com 67 novas ambulâncias para os municípios catarinenses. Dessas, a Secretaria de Estado da Saúde entregou 28 unidades no valor de R$ 10,3 milhões e o Ministério da Saúde outras 39 unidades.
O SAMU também disponibiliza aos catarinenses equipamentos de última geração com atualizações tecnológicas. Foram adquiridas 33 incubadoras, 34 cardioversores, 10 desfibriladores, 9 respiradores, 22 capnográfos, 9 sonares cardiofetais e 54 novos macacões para os profissionais. O serviço segue em busca de contínuas melhorias.
Novos serviços
Em maio, iniciou o projeto Sangue Total, no Arcanjo 03 de Blumenau. O projeto que já existia em Florianópolis, pioneiro no Brasil, é um programa que disponibiliza sangue para transfusão em casos de choque hemorrágico grave. O objetivo é aumentar as chances de sobrevivência dos pacientes. Santa Catarina é o quarto lugar do mundo a oferecer esse tratamento no ambiente pré-hospitalar. Já em junho, o serviço aeromédico foi implantado em Lages, com a parceria do Águia 04 da Polícia Militar, para ampliar a cobertura do atendimento na região serrana.
Capacitação
Em 2024, o Núcleo de Educação em Emergência (NEU) do SAMU realizou 190 capacitações, somando 1.037 horas/aula e treinando um total de 26.765 profissionais.
A capacitação aprimora as habilidades técnicas, fortalece a confiança e a eficácia no enfrentamento de situações críticas. Além disso, garante a segurança dos pacientes e melhora os resultados dos serviços de urgência e emergência.