Nesta semana, as equipes das Unidades de Suporte Avançado (USAs) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Balneário Camboriú receberam treinamento para atuar com segurança no atendimento a emergências graves que envolvem o transporte de pacientes em aeronaves da segurança pública de Santa Catarina.
O curso "Profissional de Saúde Embarcado" é oferecido pelo Batalhão de Aviação da Polícia Militar (BAPM), em parceria com o Núcleo de Educação em Urgência (NEU), e faz parte de um termo de cooperação entre a Polícia Militar e a Secretaria de Estado da Saúde. O objetivo é formar profissionais para enfrentar variadas situações de emergência, nas áreas atendidas pelo BAPM. Até o momento, mais de 162 servidores já foram capacitados.
“Os profissionais do SAMU vêm sendo preparados para atuarem nas situações mais adversas possíveis quando o assunto é atendimento de urgência. A iniciativa é uma entrega mais efetiva da assistência prestada, pois nos preocupamos muito com o fator tempo na chegada do socorro, e muitas vezes o uso dos helicópteros em parceria com a segurança pública acabam sendo o melhor recurso”, ressalta Marcos Antônio Fonseca, Superintendente de Urgência e Emergência.
O treinamento já foi oferecido nas cidades de Joinville, Lages e Florianópolis. A qualificação garante um melhor desempenho dos profissionais para a realização de um atendimento mais humanizado e de qualidade à população.