Representantes da SES participam de Roda de Conversa sobre saúde mental no Meio Oeste

O atendimento em saúde mental e cuidados prolongados foram os principais temas abordados na Roda de Conversa promovida pelo Hospital Dra. Izolde Hubner Dalmora, de Lindóia do Sul, realizada recentemente.

O evento contou com a presença de representantes da Secretaria de Estado da Saúde (SES), a convite da direção do hospital, para esclarecer dúvidas pertinentes à internação compulsória, leitos de saúde mental em hospital geral, entre outros temas.

Luciléia Pereira, psicóloga responsável pela gestão dos leitos de Saúde Mental contratualizados pela SES, destacou que o encontro proporcionou esclarecimentos sobre a legislação vigente e os critérios para a habilitação de leitos em saúde mental, abordando questões como financiamento e requisitos de equipe.

“Essa ação está alinhada com o Plano de Ação da Gerência de Articulação das Redes de Atenção à Saúde (GEARS) da SES, cujo objetivo é fornecer suporte técnico aos hospitais contratualizados e custeados pela Secretaria de Estado da Saúde, como parte da Política Hospitalar Catarinense”, afirma.

O momento também contou com a presença da enfermeira Taisa Pereira, que representou a Diretoria de Atenção Primária à Saúde da SES e discutiu os serviços da Rede de Atenção Primária à Saúde (RAPS) na região.

Na ocasião, a equipe multidisciplinar do hospital apresentou a estrutura e os procedimentos realizados internamente, enfatizando a rigidez na avaliação de internações e alta dos pacientes.

A unidade tem como premissa a humanização dos atendimentos e para isso segue uma série de critérios. Um deles é prezar para que o paciente tenha a atenção necessária após a alta hospitalar, por meio da articulação da sua equipe multidisciplinar, com o trabalho e acolhimento das redes de atendimento dos municípios.

O Hospital Dra. Izolde Hubner Dalmora mantém um total de 30 leitos de saúde mental contratualizados com a SES, sendo 15 leitos destinados a pacientes infantis e 15 adultos.

Participaram do evento representantes das secretarias de Saúde, Assistência Social e setores afins de mais de 20 municípios da região, abrangendo toda a região do Meio Oeste catarinense.