Procedimentos realizados no Instituto de Cardiologia são transmitidos ao vivo em congresso internacional

O Instituto de Cardiologia de Santa Catarina (ICSC) foi escolhido para apresentar ao vivo, durante o Congresso Internacional de Cirurgia Endovascular (CICE), procedimentos endovasculares complexos realizados em pacientes com aneurismas de aorta envolvendo os vasos cerebrais e os vasos abdominais. A instituição é reconhecida por sua qualidade no tratamento de pacientes e pela expertise de seus profissionais.

Equipe médica em centro cirúrgico realiza procedimento com auxílio de equipamento de imagem. Profissional em primeiro plano observa monitor com exames em tempo real. Todos estão usando roupas cirúrgicas, toucas e máscaras, indicando ambiente estéril e de alta tecnologia.

A equipe liderada pelo cirurgião vascular Marcelo Mandelli, juntamente com o também cirurgião vascular Nilo César Mandelli, de Porto Alegre, realizou duas cirurgias complexas com endopróteses inovadoras. Os procedimentos foram realizados em pacientes com dissecção de aorta e aneurisma toracoabdominal, envolvendo artérias vitais como as artérias mesentéricas, renais e troncos supra-aórticos. A realização dos procedimentos envolveu dez profissionais, incluindo médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

Os procedimentos foram transmitidos ao vivo para o público presente no congresso por meio de streaming. O Instituto de Cardiologia de Santa Catarina fez parte de um grupo seleto de hospitais selecionados para participar do congresso, junto com instituições dos Estados Unidos e Alemanha.

Equipe médica realiza procedimento minimamente invasivo em ambiente cirúrgico. Profissional em primeiro plano opera com auxílio de equipamento de imagem que exibe detalhes anatômicos e sinais vitais do paciente. Todos usam roupas estéreis, toucas e máscaras.

O ICSC é um dos principais hospitais do país na área de cardiologia e cirurgia vascular, e a transmissão ao vivo de procedimentos realizados por seus profissionais reforça sua posição de liderança na medicina. “O Instituto de cardiologia faz parte da elite desses hospitais convidados a transmitir casos ao vivo”, disse o cirurgião vascular Marcelo Mandelli. “E o mais importante, os pacientes evoluíram muito bem e estão se recuperando do procedimento”, completou.