Pequena guerreira recebe alta hospitalar após mais de 3 meses internada no Materno Infantil de Criciúma

 Após 101 dias de internação, desde o seu nascimento, a pequena Agatha Beatriz, teve alta do Hospital Materno-Infantil Santa Catarina (HMISC), de Criciúma, nesta semana. A bebê saiu nos braços da mãe Patrícia Chipinski Fernandes, sob os olhares emocionados do pai Max Adriano Santos da Silva e das lágrimas dos profissionais da UTI Neonatal do HMISC.

Grupo de profissionais da saúde posa sorrindo em um corredor hospitalar infantil, com parede decorada por ilustrações coloridas de animais como girafa, elefante e leão. As pessoas usam uniformes cirúrgicos azuis e toucas estampadas, e algumas estão com jalecos brancos. No centro da imagem, uma mulher segura uma bebê, que é o foco da homenagem. Balões em formato de luvas médicas estão sendo usados como decoração. O clima é alegre e acolhedor, sugerindo uma celebração ou despedida especial no ambiente hospitalar.

Foto: Divulgação Ascom/SES/SC

Agatha nasceu prematura, com 560 gramas. Mal cabia na palma na mão, lembra a equipe da UTI Neo. No dia da alta já estava com 1,805 gramas. Ganhou peso – e vida. Veio ao mundo com 29 semanas de gestão – quando a média é de 40 semanas, que se completariam somente no dia 4 de junho. Foi uma luta diária e um período de muita mobilização e dedicação dos familiares e da equipe do hospital.

A casa de Agatha nos últimos três meses e 11 dias foi a incubadora. Durante esse período recebia diariamente o papai e a mamãe, e toda a atenção da equipe da UTI. Também ouvia a mãe Patricia dizer: “Filhinha amada! Você é nossa guerreira, você vai vencer!”. Além da presença do pai Max, que a visitava todas as noites.

Foram muitas intervenções cirúrgicas e dificuldades durante a internação. Agatha passou por situações que, inevitavelmente, causou dores e choros, mas ela venceu, e todos que estiveram presentes nesses momentos também foram vitoriosos. Na despedida, a mãe e o pai receberam uma carta da equipe da UTI Neo e Agatha foi presenteada com um Certificado de Coragem.

O Hospital Materno-Infantil Santa Catarina é referência para nascimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Criciúma e municípios da região carbonífera. A unidade é administrada pelo IDEAS em parceria com o Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Saúde.