O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), assinou nesta segunda-feira, 9, um Termo de Cooperação Técnica com o Rotary Club dos distritos 4652 e 4740 de Santa Catarina para fortalecer as ações de vacinação. Este já é o terceiro termo de cooperação técnica, e tem o objetivo de manter e desenvolver ações a fim de melhorar os índices de vacinação no território catarinense, contando com o apoio da sociedade civil organizada.
“Esse termo de cooperação mútua que estamos assinando hoje com o Rotary é fundamental para reforçarmos nossa parceria e melhorar, ainda mais, os índices de vacinação no Estado. O objetivo é motivar, incentivar e apoiar os municípios para a ampliação da cobertura vacinal, tanto contra a poliomielite, a Influenza e também a vacina da dengue, que é de dez até quatorze anos, e essa cobertura é mais baixa, comparada a todo apelo que tem. Estamos trabalhando para proteger nossas crianças e adolescentes não só nos períodos das campanhas, mas também com ações durante todo o ano”, destaca o secretário Diogo Demarchi.
Os Governadores dos distritos 4652 e 4740, Cioney Giovanella e Cledimar De Carli, reforçaram que as ações que realizam nos municípios têm dado resultados importantes de incentivo à vacinação. Entre elas estão o fomento de atividades de vacinação extramuros, como em partidas de futebol, nas escolas e creches; palestras em instituições de ensino, associações de pais e mestres; defesa das vacinas em meios de comunicação, tanto nas emissoras de rádio e TV, quanto em rádios comunitárias.
“As pessoas fazem a diferença. Temos um projeto no Observatório Social, que é o Observador Mirim, para alunos até a quarta série. Lá explicamos pra eles o que é prefeitura, legislativo, judiciário, corrupção, tudo na linguagem que eles entendem. Essa é a questão da educação, mostrar a importância do sistema e como funciona, isso é fundamental. Quando se conhece o sistema, as pessoas vão procurar auxílio nos lugares certos para serem atendidos de forma eficiente”, cita Cioney Giovanella.
O prazo de vigência da cooperação técnica é de uma ano, podendo ser prorrogado por iguais e sucessivos períodos, caso haja interesse de ambas as partes e avaliando as melhorias nos índices de cobertura vacinal ano a ano.
“Enquanto nós temos o papel de coordenação, o Rotary faz o apoio. A união de esforços é essencial nesse processo e, assim, vamos conseguir chegar a um número maior de população vacinada. Com a ajuda do Rotary conseguimos, dentro dos municípios, ajudar, estimular, chamar a população para completar a caderneta vacinal e conseguirmos aumentar as coberturas vacinais”, complementa o superintendente de Vigilância em Saúde da SES/SC, Fábio Gaudenzi.
Também participaram do ato o diretor da Vigilância Epidemiológica (DIVE) de SC, João Fuck; a gerente de Doenças Infecciosas Agudas e Imunização da DIVE/SC, Arieli Schiessl Fialho; e outros representantes do Rotary Club.
Ações que serão realizadas
- Publicidade da importância da vacinação nos diferentes meios de comunicação;
- Palestras de conscientização em unidades de saúde, escolas, creches, associações de pais e mestres;
- Promoção e defesa de campanhas anuais de multivacinação;
- Auxiliar direta e indiretamente as secretarias municipais de saúde em reuniões estratégicas para as campanhas de vacinação;
- Integrar os Clubes de Rotary de cada município nas atividades em conjunto com a Vigilância Epidemiológica;
- Fomentar atividades de vacinação extramuros e ações em horário especial das unidades de saúde;
- Colaborar no Dia D da Vacinação, apoiando as equipes das unidades de saúde;
- Acompanhar e divulgar números atualizados da cobertura vacinal no Estado, sensibilizando a população para a importância da ação.