A população de Sombrio e região ganhou, nesta semana, um novo e moderno Centro Clínico do Hospital Dom Joaquim, unidade contratualizada com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e gerida pelo Instituto Maria Schmitt (IMAS). Localizado em um prédio recém-construído em frente ao hospital, o espaço tem capacidade para atender 9 mil pacientes por mês e visa suprir a demanda por atendimentos de consultas especializadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
“Estamos atuando seguindo a determinação do governador Jorginho Mello em atender com agilidade e eficiência os pacientes. O Hospital Dom Joaquim não é apenas uma unidade de saúde, é um símbolo de dedicação e um exemplo de que, com esforço conjunto, podemos fazer a diferença. O Centro Clínico será fundamental para atender a população que tanto merece”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi Silva.
O Centro Clínico possui dois andares, com elevador, 11 consultórios, duas recepções e duas salas de espera internas, além de uma área externa ampla, garantindo conforto e uma infraestrutura completa para acomodar os pacientes em um ambiente climatizado. Atenderá as especialidades de ortopedia, cirurgia bariátrica, cirurgia geral, vascular, ginecologia, cardiologia, urologia, otorrinolaringologia e neurologia. Também possui serviço de ultrassonografia e exames laboratoriais.
Para o superintendente do IMAS, Dr. Robson Schmitt, a realização deste projeto foi possível graças ao empenho e dedicação da comunidade local. “Sombrio, com pouco mais de 30 mil habitantes, abriga um hospital de grande porte que oferece serviços de alta complexidade, não apenas para a AMESC, mas para todo o estado de Santa Catarina. Prova disso é que o Dom Joaquim é a unidade que mais realiza cirurgias bariátricas pelo SUS no Estado”, enfatizou.