A Secretaria de Estado da Saúde (SES) lamenta o falecimento do médico Cid Gomes, um dos pioneiros em pneumologia e na medicina de saúde pública em Santa Catarina. Cid Gomes, de 93 anos, faleceu nesta segunda-feira, 1º de maio, vítima de uma falência cardíaca. Dr Cid Gomes foi um importante pesquisador e aliado na luta contra a tuberculose e o HIV.
O início da vida profissional do Dr Cid foi em Itajaí, onde atuou como diretor do Centro de Saúde e um dos primeiros médicos do Hospital Marieta Konder Bornhausen. Ocupou vários cargos, entre eles secretário-adjunto de Estado da Saúde, diretor do Hospital Nereu Ramos (Florianópolis), diretor da Vigilância Epidemiológica, superintendente do Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (Inamps) e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia.
Já em 1980, acompanhou a visita do cientista Albert Sabin a Santa Catarina para orientar e estabelecer critérios no combate à poliomielite no estado. A partir da década de 90, quando começou a atender pacientes com HIV, tornou-se membro pesquisador do Conselho Nacional de Saúde.
O sepultamento do médico ocorre no Cemitério Jardim da Paz, nesta terça-feira, 2, às 12h.