O Hospital Frei Rogério, em Anita Garibaldi, está realizando um mutirão de cirurgias vasculares ambulatoriais, beneficiando pacientes das macrorregionais da Serra Catarinense e Meio Oeste. Durante o mês de outubro, foram realizados 385 procedimentos cirúrgicos. Desde fevereiro, quando foi lançado o Programa Estadual de Cirurgias Eletivas, já foram feitos 1.012 procedimentos na unidade.
Por meio da pactuação com a Secretária de Estado da Saúde (SES), a unidade passa a ser referência na região serrana para a realização dos procedimentos vasculares ambulatoriais. Essa técnica envolve a injeção de um líquido no interior da veia para seca-la. Após a cirurgia, antes de serem liberados para retornar para casa, os pacientes recebem um kit contendo um par de meias compressão.
Segundo a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, esses pacientes estavam na fila por procedimentos e agora conseguem ter uma melhor qualidade de vida. “Estamos aproveitando o potencial de cada unidade hospitalar para melhor atender os pacientes, trazendo agilidade nos procedimentos, o que significa um cuidado com o indivíduo e um atendimento humanizado”, destaca.
O diretor administrativo do Hospital Frei Rogério, Gabriel Stanck esclarece que o direcionamento dos pacientes para a unidade é uma oportunidade de auxiliar o governo do Estado nas metas de aceleração das filas e na valorização dos profissionais.
“Como uma instituição de pequeno porte, que tinha um pequeno volume de atendimentos, essa nova pactuação permite que possamos auxiliar o Estado. Desta forma, todos ganhamos em qualidade de atendimento. Também é de extrema importância para que o paciente possa retomar aos trabalhos e as atividades, logo em seguida do procedimento realizado”, explica Gabriel Stanck.