A Maternidade Dona Catarina Kuss (MDCK), em Mafra, comemora52 anos de história e serviços prestados às gestantes e recém-nascidos do Planalto Norte neste 15 de março. O Governo do Estado está trabalhando para aprimorar e modernizar o atendimento na região. Inaugurada em 1972, a instituição, vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES), é referência em atendimento obstétrico e alto risco para o Planalto Norte catarinense pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Possui o título Hospital Amigo da Criança, sendo a primeira do Sul do Brasil a receber em 1994, mantendo-o até hoje, priorizando o atendimento humanizado ao nascimento e apoio à amamentação.
“Nessa data tão importante, que festejamos 52 anos, só temos a agradecer por todas as conquistas que tivemos. Foram mais de 60 mil nascimentos em todo esse período. Conseguimos fazer a reforma interna da maternidade com pintura, troca de portas, a unidade está linda por dentro, e o próximo passo é a reforma externa do prédio. Ano passado tivemos um aumento nas cirurgias eletivas de 69%; alcançamos 81% da adesão das práticas de segurança dos pacientes. Quero agradecer o nosso governador Jorginho Mello pelo apoio e dedicação que ele vem dando, especialmente para a área da saúde. Conseguimos recursos que passaram de um milhão e meio de reais para a maternidade. Por tudo isso, é com muita satisfação e alegria que comemoramos esse aniversário”, explica o diretor da MDCK, Jeferson Lopes.
Desde o início do ano de 2023, o Governo do Estado já investiu R$1,5 milhão em materiais e equipamentos para o atendimento dos pacientes, como: aparelho de anestesia e de ultrassom, oxímetros, ventiladores pulmonares, CPAPs para recém-nascidos, e central de monitoração para UTI Neonatal, entre outros.
Nesse período, a maternidade também está sendo toda reformada. A revitalização da estrutura interna foi finalizada no início deste mês de março. As salas, quartos e leitos tiveram as paredes pintadas, troca de piso, instalação de novos aparelhos de ar-condicionado, troca e manutenção de portas e janelas. A reforma da parte externa da maternidade iniciará em breve.
Mesmo em meio a obras e adequações na estrutura física, em 2023, as cirurgias e procedimentos eletivos aumentaram 69% na Maternidade Catarina Kuss. Foram realizados 10.888 procedimentos ambulatoriais, um aumento de 31,53% em relação ao ano anterior. Também cresceu o número de internações, atendimentos de emergência e procedimentos cirúrgicos em geral, como laqueaduras (77,78%) e vasectomias (67,09%). A capacidade da UTI Neonatal foi ampliada para 10 leitos, sendo todos habilitados pelo SUS.
A Maternidade Dona Catarina Kuss ainda alcançou 81% de adesão às práticas de segurança do paciente, sendo contemplada na lista positiva da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que classifica apenas as unidades catalogadas como de alta conformidade.
A MDCK atende as especialidades de obstetrícia de médio e alto risco. O ambulatório de Pré Natal de Alto Risco conta com assistência de equipe multidisciplinar (médico obstetra e cardiologista, enfermagem, nutricionista e psicólogo). Os recém nascidos de risco são acompanhados após a alta hospitalar no Ambulatório, sendo realizada a 3ª etapa do Método Canguru. A instituição trabalha com planejamento familiar, integrando a realização de laqueaduras e vasectomias. Além disso, conta com Emergência Obstétrica (24h), Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTINeo), Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais Convencional (Ucinco), Unidade Canguru, Centro Cirúrgico, Unidade de Internação e Banco de Leite Humano.