Março Lilás: mais de 390 mil exames preventivos ao câncer do colo do útero foram feitos no Estado nos últimos três anos

Uma das conscientizações mais importantes que acontecem no mês de março é a prevenção ao Câncer do Colo do Útero. Conhecida como Março Lilás, a campanha de prevenção foca o diagnóstico precoce de mulheres ativas sexualmente, principalmente de 25 até 59 anos. Em Santa Catarina, os números indicam que nos últimos três anos foram 390.261 exames citopatológicos no Estado.

 

O exame preventivo deste câncer é o Papanicolaou e, quando diagnosticado na fase inicial, as chances de cura chegam até a 100%. “Ele é um teste bem simples e importante. Colhemos a secreção do colo do útero, utilizando uma espátula e uma escovinha. Depois, nós averiguamos a possibilidade de câncer numa lâmina de vidro sob microscópio. Qualquer mulher ativa sexualmente pode fazer esse exame nas nossas unidades de atendimento primário”, destacou a Coordenadora de Integralidade da Diretoria de Atenção Primária à Saúde, Larissa Pruner Marques.

A estratégia do MS e do Governo tem sido falar da importância do uso de preservativos, além da realização de exames Papanicolaou a partir das mulheres de 25 anos – a cada três anos. O teste é rápido, fácil e seguro.