O transporte de equipes e órgãos é uma atividade fundamental para a SC Transplantes. Por isso, a Secretaria de Estado da Saúde está fortalecendo a capacidade de atendimento da instituição com a entrega de dois novos veículos. O investimento foi de R$ 255 mil e incluiu adaptações de segurança no valor de R$ 20 mil. Com um total de seis veículos em circulação, a medida visa a renovação da frota e contribui para a contínua melhoria do sistema de transplantes no estado.
A secretária Carmen Zanotto enfatiza a importância de oferecer condições de trabalho seguras para as equipes que realizam a captação e a remoção de órgãos no estado. “Esses dois veículos novos significam mais segurança para quem atua 24 horas em uma tarefa nobre cuja a vida é estar na estrada para dar vida àqueles que precisam de um órgão. Atitude que reflete um gesto de generosidade de uma família no momento mais complexo, que é quando perdem o ente querido. Então, que a nossa equipe toda tenha muito sucesso no trabalho e muita segurança nas estradas”, destaca a secretária.
O coordenador da SC Transplantes, Dr. Joel de Andrade, ressalta a importância da atualização da frota para uma maior eficiência do serviço prestado. “Como os nossos veículos rodam bastante e estavam com uma quilometragem bastante avançada, a renovação da frota é fundamental e esses carros vêm atender às nossas necessidades”, avalia.
Para ele é fundamental ter a disposição um transporte em boas condições, uma vez que as equipes frequentemente precisam percorrer longas distâncias, especialmente quando condições climáticas adversas prejudicam o uso de aeronaves. “A logística é bastante complicada, normalmente distâncias maiores que 200 quilômetros (km) são cumpridas por aeronave, mas os nossos carros rodam bastante porque, não raro, como no tempo atual, a chuva pode prejudicar o uso de aeronaves e as viagens por terra se estendem até 400 km”, completa.
Em 2022, a Secretaria de Estado da Saúde, por meio da SC Transplantes, registrou um recorde de 728 notificações de potenciais doadores, resultando em 329 doadores efetivos, um aumento de 35 em relação a 2021. Além disso, Santa Catarina alcançou um marco na história dos transplantes em 2022, com 1.521 procedimentos realizados, superando a melhor marca anterior de 1.507, estabelecida em 2019.
Mais informações para a imprensa:
Silvestre Aguiar
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078