Instituto de Cardiologia completa 61 anos com expansão da Unidade de Medicina Nuclear

O Instituto de Cardiologia de Santa Catarina (ICSC), em São José, completa nesta sexta-feira, 19 de abril, 61 anos de dedicação aos pacientes. Este ano, a data é marcada  pelas obras de expansão da  infraestrutura da Unidade de Medicina Nuclear. Para celebrar o aniversário foi realizada uma missa na última quarta-feira (17). A instituição integra a rede de hospitais públicos administrados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Desde sua fundação, em 1963, a instituição tem sido uma referência em cardiologia para todo o estado, oferecendo serviços essenciais e avanços médicos, com procedimentos inéditos.

O diretor da instituição, Paulo Brentano, destaca com orgulho a trajetória do ICSC como um pioneiro em serviços cardíacos de alta complexidade. “Desde o histórico transplante de coração, em 2002, até os serviços de cirurgia cardiovascular intervencionista e  endovascular extracorpórea, o Instituto de Cardiologia de Santa Catarina segue servindo a população como Centro de Referência em Alta Complexidade, com atendimento totalmente voltado para o Sistema Único de Saúde”, declara. 

A expansão da Unidade de Medicina Nuclear é mais um capítulo na história de constante evolução do ICSC. As obras de ampliação estão em fase de conclusão. As novas instalações ocupam uma área de 196 metros quadrados e visam aprimorar a capacidade de diagnóstico por imagem, proporcionando um espaço moderno e adaptado às normas vigentes.

O serviço  de Medicina Nuclear  realiza exames por meio da utilização de imagens geradas por um Gâma Câmera ou Cintilógrafo que capta os raios gama emitidos pelos radiofármacos que são ingeridos pelo paciente. 

A nova unidade ampliada irá agrupar diversos ambientes como sala de exames, sala de comando, laboratório de manipulação, espera para pacientes injetados, administração de radiofármacos, sala de ergometria, espera de pacientes referenciados, estoque de fontes de uso e depósito de rejeitos, depósito de materiais, copa e sala de utilidades.

Realizações e serviços

Em 2023, o ICSC registrou números expressivos, incluindo 3.511 cirurgias, 3.977 internações, 30.355 atendimentos ambulatoriais e 13.370 atendimentos no setor de Emergência, além de realizar 16.016 exames de eletrocardiogramas.

Além dos serviços clínicos, cirúrgicos e ambulatoriais, o Instituto oferece uma gama de exames diagnósticos e terapêuticos, incluindo tratamento de arritmias e eletrofisiologia, medicina nuclear,  ecocardiografia,  hemodinâmica, eletrocardiografia, teste ergométrico e reabilitação cardíaca.   

É o único hospital público de Santa Catarina a ofertar um quarto para internação de pacientes submetidos à dose terapêutica de iodo.

O papel do ICSC na formação de médicos especializados é fundamental. Atualmente, a instituição conta com 27 residentes em treinamento em diversas áreas: cardiologia (16), hemodinâmica (1), ecocardiografia (2), cirurgia cardiovascular (3), cirurgia vascular (4) e angiorradiologia e cirurgia endovascular (1).

“Muitos desses residentes que passaram por aqui, hoje são staffs na Instituição ocupando posições de chefia das equipes”, destaca o diretor.

Desde a década de 80, o ICSC opera em espaços contíguos ao do Hospital Regional de São José. Hoje conta com uma equipe de 700 funcionários e um corpo clínico composto por 131 médicos. Dispõe de um total de 126 leitos ativos, sendo 25 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).