
Fotos: Renata Gabrielle
Florianópolis sedia nesta quinta e sexta-feira, 4 e 5 de dezembro, o I Congresso de Assistência Farmacêutica. Realizado com apoio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), o evento busca ampliar o conhecimento dos profissionais da área, com ênfase no nível municipal, além de estimular maior integração entre os diferentes níveis de gestão.
O secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, participou da abertura e destacou o crescimento populacional em Santa Catarina, reforçando a importância da regionalização e da organização das redes de cuidado.
“A gestão da farmácia e da comunidade de saúde é cada vez mais desafiadora no SUS. É preciso coragem para pensar no futuro e avançar. Com o aumento da população, a rede precisa acompanhar o ritmo. Santa Catarina possui uma forte base científica e, apesar dos desafios, seguimos acolhendo o paciente e buscando assistência contínua. É essencial regionalizar também a assistência farmacêutica, qualificando sua organização e avançando na estrutura”, afirmou o secretário.

Com o tema “Construindo Pontes para o Fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS)”, o congresso reúne gestores, técnicos e profissionais de todo o país. O evento marca um avanço na política de Assistência Farmacêutica no estado, ao promover inovação, transparência e um espaço colaborativo para o aprimoramento dos serviços públicos de saúde.
A Assistência Farmacêutica é um dos pilares do SUS, garantindo acesso a medicamentos essenciais, seguros e de qualidade. Em Santa Catarina, esse compromisso se consolida por meio de iniciativas que promovem a descentralização, qualificam as equipes e organizam as práticas de forma regionalizada, permitindo que cada município responda às suas necessidades e siga as diretrizes nacionais.

Mais informações:
Victória Lopes
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
e-mail:
Nos siga no instagram @saude.sc