No dia 18 de novembro, o Hospital Nereu Ramos (HNR) promoverá o I Encontro sobre Consciência Negra. Direcionado aos profissionais de saúde, o evento contará com palestras de especialistas sobre os impactos do racismo institucional e a necessidade de políticas de saúde voltadas à população negra. O encontro, que acontece no auditório do HNR das 8h às 12h, traz como tema central "Descolonizando Mentes: a importância da conscientização negra". As inscrições podem ser realizadas por meio do link.
Organizada pelo grupo Afrosaúde e pela equipe de educação permanente, ambos do HNR, com apoio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), a iniciativa marca o mês de celebração do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro. Entre os palestrantes convidados estão Karina Francine Marcelino, doutoranda em Administração e pesquisadora da UDESC, Pedro Cabral Filho, doutorando em Educação pela USP, e Claudia Prado da Rosa, especialista em Gestão em Saúde e representante do Coletivo de Mulheres Negras Pegada Nagô. Simone de Oliveira Ferreira também conduzirá uma palestra motivacional intitulada "Era um cisne e não sabia - Mude a percepção de si e acesse sua potência".
O encontro oferece uma oportunidade de aprendizado e sensibilização sobre questões raciais no contexto institucional e de saúde, reafirmando o compromisso do Hospital Nereu Ramos e da SES com a promoção da equidade e o combate ao racismo.
Serviço