Mais de 40 crianças passaram por consultas no setor de oftalmologia do Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG), na manhã deste sábado, 27. O mutirão buscou reduzir a fila de espera por consultas de estrabismo e agilizar o encaminhamento para cirurgias.
São pacientes de diferentes idades que já aguardavam pelas consultas cirúrgicas. Com o mutirão, foi possível observar o nível de evolução de cada um e entender quais as necessidades atuais. “Temos aqui alguns pacientes que estavam aguardando a longo tempo, então agora fizemos a revisão dos casos e conseguimos dar o encaminhamento correto. Agora, para os casos que identificamos que ainda necessitam de cirurgia, conseguiremos agilizar o procedimento”, explica a oftalmologista Silvia Vieira dos Santos.
Estavam envolvidos na ação quatro oftalmologistas do HIJG além da equipe de enfermagem.
Sobre o estrabismo
O estrabismo é um desequilíbrio na função dos músculos oculares, fazendo com que os olhos não fiquem paralelos, enquanto um dos olhos olha em frente, o outro está desviado.
As causas de estrabismo podem incluir lesão do nervo ou disfunção dos músculos que controlam o olho.O principal sintoma são olhos que não olham exatamente no mesmo sentido, ao mesmo tempo. Em grande parte das vezes é possível corrigir o desvio com o tratamento ainda no estágio inicial da detecção do distúrbio, sendo que há várias opções de tratamento para alinhar os olhos, incluindo óculos especiais, e em poucos casos, cirurgia.