O Hospital Florianópolis (HF), unidade do Governo do Estado, recebeu o selo de UTI Eficiente, uma distinção concedida pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) em parceria com a Epimed Solutions. Essa certificação ressalta o compromisso da instituição em garantir a segurança dos pacientes, otimizar a gestão de recursos e oferecer atendimento de qualidade a indivíduos em estado crítico.
“A equipe é muito participativa; médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e a equipe multidisciplinar compreenderam a importância da plataforma, pois desejávamos entender como nossa UTI se posicionava no cenário brasileiro e identificar áreas para melhoria. Iniciamos a coleta de dados para esse fim e, a partir dos resultados obtidos, conseguimos identificar as áreas que necessitavam de aprimoramento,” explica, médica intensivista, coordenadora médica das UTIs do HF, Maria Carolina Shiotuqui dos Santos.
Em Santa Catarina, três instituições que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS) alcançaram alto desempenho das UTIs. Além do Hospital Florianópolis, o Hospital Regional do Oeste, em Chapecó, e o Hospital Baía Sul, na capital, também foram selecionados. Este último, atendia apenas particular e passou a realizar cirurgias pelo SUS na atual gestão do Governo do Estado.
Os critérios para a obtenção dos certificados incluem rigorosos indicadores que medem o desempenho real das UTIs, ajustado ao perfil dos pacientes atendidos, estabelecidos pela AMIB e pela Epimed. Nesta edição, dos 304 hospitais do país reconhecidos, 33 hospitais públicos conquistaram o selo de Eficiência.
O Hospital Florianópolis é uma unidade da Secretaria de Estado da Saúde, gerida pelo Instituto Maria Schmitt (IMAS). Essa conquista reflete o empenho contínuo da equipe em proporcionar um atendimento de excelência e reafirma o compromisso do Hospital Florianópolis com a saúde e bem-estar da população.
Mais informações:
Josiane Ribeiro
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
e-mail:
Instagram: @saude.sc