O Departamento de Educação Permanente (DEP) do Hospital e Maternidade Tereza Ramos realizou mais de 70 capacitações e treinamentos realizados para os servidores ao longo deste ano, beneficiando 1.050 funcionários. Com o propósito de fomentar, planejar, ordenar e implementar ações voltadas à educação na saúde e ao desenvolvimento do trabalhador, o DEP desempenha um papel crucial na atualização e aprimoramento contínuo do corpo profissional.
A enfermeira coordenadora do DEP, Vanessa Cruz Corrêa Weissenberg destaca a procura e a adesão dos servidores nos treinamentos oferecidos. "Realizamos treinamentos com uso da simulação clínica e da simulação realística, por meio dos simuladores de média fidelidade, muitos são realizados em “in loco'', no auditório e no laboratório para os funcionários e visamos atender também o corpo acadêmico dos cursos da área da saúde. Além disso, recebemos convites de outros hospitais para fazermos os treinamentos e compartilharmos nossas técnicas e experiências com outros profissionais das outras unidades de saúde. Nosso objetivo é elevar o conhecimento dos servidores para fornecer uma assistência com mais qualidade aos nossos pacientes e não há outro meio a não ser por meio da educação", explica.
O DEP realiza um planejamento anual de estratégias para os treinamentos, os quais ocorrem tanto no auditório do hospital quanto em aulas práticas no laboratório de simulação. As questões abordadas são diversas, incluindo parada cardiorrespiratória, transfusão sanguínea, broncoaspiração, trabalho em equipe multidisciplinar com os médicos, equipe de enfermagem e os administrativos, assim como capacitações específicas para os técnicos de enfermagem, abrangendo não apenas os cuidados assistenciais como também o uso correto de equipamentos.
“Os diversos setores do hospital têm a liberdade de solicitar capacitações personalizadas, homologadas com as necessidades específicas de cada área. Isso garante que os conhecimentos sejam direcionados às demandas reais de cada setor, otimizando a eficácia dos treinamentos realizados pelo departamento de educação permanente no hospital”, completa Vanessa.