Hospital Celso Ramos tem projeto contemplado pelo Fundo Estadual do Idoso

O Governo de Santa Catarina formalizou nesta quarta-feira, 3, os projetos de 89 órgãos governamentais e de entidades da Sociedade Civil contemplados pelos editais do Fundo Estadual do Idoso (FEI). O evento com a presença do governador Jorginho Mello marca o repasse de R$ 40 milhões para projetos voltados à pessoa idosa e que foram selecionados pelos primeiros editais da história do Fundo em Santa Catarina. O Hospital Celso Ramos foi uma das instituições contempladas e receberá R$796 mil para aplicação em projetos voltados à humanização e aprimoramento do atendimento ao idoso. A cerimônia foi promovida pela Secretaria de Estado da Assistência Social Mulher e Família e pelo Conselho Estadual do Idoso (CEI).


Fotos: Roberto Zacarias/ Secom


O governador Jorginho Mello ressalta que esse repasse é um marco histórico para o estado. “Era um valor que as pessoas depositavam e acabava ficando parado. Agora estamos revertendo esse fator para que o dinheiro vá para os municípios e seja utilizado com os idosos. O nosso estado possui uma população de 14% acima dos 65 anos, demonstrando o grande quantidade de pessoas que irão usufruir desse dinheiro e dos programas contemplados”, afirmou.

Conforme a Dra Márcia Braga, geriatra do hospital Governador Celso Ramos (HGCR) e responsável pelo projeto vencedor, em um dia típico, até 60% dos usuários que circulam pelo hospital, em todos os setores —  emergência, internação e ambulatórios — têm mais de 60 anos.

“Com o surgimento do edital lançado pela Secretaria da Assistência Social, Mulher e Família (SAS) e Conselho Estadual do Idoso (CEI-SC) visando a oferta de recursos do Fundo Estadual do Idoso (FEI-SC) para o avanço das políticas públicas voltadas ao cuidado da pessoa idosa, o HGCR abraçou a oportunidade para humanizar sua estrutura e serviços num projeto que visa tanto a prevenção de quedas como o aprimoramento da abordagem ao paciente vítima de fraturas e traumas, uma vocação já antiga de nossa instituição”, declara a Dra. Márcia Braga.

“Este projeto é mais um marco de uma nova fase da gestão do HGCR, que vem no esforço contínuo de alinhar-se às principais políticas públicas norteadoras do cuidado à saúde do idoso em todas as esferas: Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa, Política Nacional de Educação Permanente e Humanização e Programa Nacional de Segurança do Paciente”, reforça o diretor do hospital, Michel Faraco.

Serão três os pontos principais do projeto contemplado pelo Edital FEI-SC:

  • Adequação estrutural para prevenção, tratamento e reabilitação de quedas (sinalização ambiental, barras de apoio, guindastes e andadores para auxiliar na transferência e locomoção, iluminação de vigília, sistema de acionamento sonoro nos leitos).

  • Montagem do primeiro espaço dedicado à fisioterapia e reabilitação funcional, no segundo andar, dentro da enfermaria de ortopedia.

  • Programa multidisciplinar de acolhimento ao cuidador da pessoa idosa que ingressa no HGCR (compreende orientações em diversas áreas, como fisioterapia, enfermagem, nutrição, serviço social, entre outras). Além disto a expansão do telemonitoramento nos primeiros 30 dias pós-alta, ação inovadora que já existe desde 2023, e que permite instrumentalizar o  cuidado em domicílio, prevenindo recorrências e reinternações.

Certificado



WhatsApp Image 2024 07 02 at 16.13.17

Em junho, o Conselho Municipal do Idoso (CMI) de Florianópolis concedeu ao Hospital Governador Celso Ramos o certificado de inscrição nº 152/24. O registro junto ao CMI proporcionará maior visibilidade ao Programa Hospital Amigo do Idoso, que vem sendo desenvolvido pelo hospital e será acompanhado pelo Conselho Municipal do Idoso. A obtenção do certificado de inscrição também foi um requisito para a participação no edital do FEI.

“Nossa instituição preocupa-se em fortalecer a rede de cuidados à pessoa idosa e ter o Programa Hospital Amigo do Idoso inscrito neste importante fórum de participação social nos permite escutar e validar as demandas desta população, como também é um marco inicial na  busca por parcerias e fontes de financiamento”, explica a médica geriatra Dra Márcia Braga,  atualmente na governança hospitalar do HGCR.

Entre as iniciativas para a conquista do título de Hospital Amigo do Idoso, o HGCR inclui em sua estratégia para 2024/2025 capacitações dos trabalhadores na área da geronto cultura e o fortalecimento da interface com a saúde municipal, visando maior aproximação com a atenção primária em saúde (APS), para aprimorar a linha de cuidado à pessoa idosa.