Hospital Celso Ramos avança na Segurança do Paciente com ProadiSUS

O Hospital Governador Celso Ramos (HGCR), em Florianópolis, integrante do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (ProadiSUS), finalizou a etapa de visita e diagnóstico com a equipe do Hospital Moinhos de Vento e recebeu a primeira devolutiva do projeto de Reestruturação de Hospitais Públicos. O HGCR é uma unidade própria da Secretaria de Estado da Saúde (SES), referência em ortopedia para Santa Catarina.

O ProadiSUS é uma iniciativa que busca fortalecer a gestão e a eficiência dos serviços de saúde pública no Brasil, proporcionando apoio técnico e capacitação para os profissionais da saúde. A iniciativa, que é do Ministério da Saúde em parceria com hospitais de excelência do Brasil, tem como objetivo apoiar o Sistema Único de Saúde (SUS) no desenvolvimento de projetos de gestão, capacitação e melhoria da assistência nos hospitais públicos.

A aplicação da avaliação da cultura de segurança, realizada ativamente pelo Núcleo de Segurança do Paciente (Nusep) do HGCR entre os profissionais de saúde em todos os níveis hierárquicos, resultou na coleta de dados sobre a percepção dos colaboradores e na definição de metas claras: desenvolver planos de ação voltados para a prevenção de eventos adversos.

A partir dos resultados da avaliação, serão desenvolvidos planos de ação focados na prevenção de eventos adversos, em conjunto com as coordenações das áreas técnicas. Essa abordagem colaborativa visa não apenas fortalecer a segurança do paciente, mas também promover uma cultura de transparência e aprendizado contínuo dentro da instituição.