Hospitais próprios apresentam relatório financeiro no segundo encontro do grupo de trabalho de revisão da PHC

Na segunda reunião do grupo de trabalho da portaria nº 227 ocorreu a exposição e discussão da estrutura de custos das unidades hospitalares estaduais com modelo de gestão de concessão do Estado de Santa Catarina para a prestação de serviços de saúde. Os trabalhos buscam organizar informações e propor ações para o aprimoramento da Política Hospitalar Catarinense.

Na conversa, realizada nesta segunda-feira, 08, na Secretaria de Estado da Saúde (SES/SC), os representantes dos hospitais Marieta, de Itajaí, Hélio dos Anjos Ortiz, de Curitibanos, Regional do Oeste (Chapecó) e São Paulo (Xanxerê), apresentaram suas receitas e despesas. O objetivo é entender onde estão os déficits destas instituições.

Os encontros seguem para aperfeiçoamento de instrumentos contratuais e redefinição de critérios de repasse de recursos de acordo com o bloco de hospitais definidos na portaria n°227, de 5 de abril. Os resultados obtidos serão remetidos à Comissão Intergestores Bipartite (CIB) para apreciação e deliberação.

Participaram do diálogo, a secretária de estado da saúde, Carmen Zanotto, membros das equipes técnicas da SES/SC, representantes do Conselho Municipal de Secretarias de Saúde (Cosems/SC) e da rede hospitalar credenciada ao SUS: FEHOSC (Federação das Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas do Estado de SC), AHESC (Associação de Hospitais do Estado de SC) e FEHOESC (Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde de SC), além do grupo de dirigentes hospitalares.

Reunião formal com cerca de 20 pessoas sentadas ao redor de uma longa mesa de reuniões em uma sala corporativa. Todos estão atentos, alguns tomando notas ou utilizando dispositivos eletrônicos. Ao fundo, há uma tela de projeção exibindo uma tabela de dados e duas bandeiras ao lado. O ambiente é bem iluminado, com janelas com persianas fechadas à direita.

Foto: Silvestre Aguiar