Santa Catarina conquistou novas habilitações federais para Centros de Referência em Alta Complexidade Cardiovascular para o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), em Mafra, e Hospital Regional São Paulo (HRSP), em Xanxerê. Após a publicação das portarias do Ministério da Saúde, as unidades passarão a receber recursos federais para os atendimentos, anteriormente os atendimentos eram custeados pelo governo do Estado, por meio da portaria estadual.

Foto: Divulgação SES
O Secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, articulou junto ao Ministério da Saúde para garantir essas habilitações. “Estamos seguindo a orientação do governador Jorginho Mello de ampliar e fortalecer a assistência à saúde em nosso estado. Fomos pioneiros ao criar as habilitações estaduais para que a população tivesse acesso aos serviços de alta complexidade sem precisar se deslocar em grandes distâncias. Agora com a habilitação federal, formalizamos em nível nacional o que já executávamos em nível estadual”, destaca o gestor.
O Hospital Regional São Paulo (HRSP) obteve, pela Portaria GM/MS nº 9.515, de 18 de dezembro de 2025, a habilitação como Centro de Referência Nacional em Cardiologia de Alta Complexidade. Anteriormente, o HRSP possuía apenas o reconhecimento estadual como Unidade de Assistência de Alta Complexidade Cardiovascular. Com essa portaria, o hospital passa a integrar a lista de centros de referência nacionais, reforçando o seu papel no atendimento especializado, sendo uma das poucas instituições de Santa Catarina a possuir esse reconhecimento, ao lado de unidades de grande porte na Grande Florianópolis.
Para a diretora-geral do HRSP, Irmã Neusa Lúcio Luiz, essa habilitação do Ministério da Saúde “reafirma a excelência técnica, assistencial e estrutural do hospital, consolidando décadas de investimentos em tecnologia, qualificação profissional e cuidado humanizado”.

Foto: Divulgação HSVP
Em Mafra, o Hospital São Vicente de Paulo também foi habilitado pelo MS por meio da portaria nº 9.523 como Centro de Referência em Alta Complexidade Cardiovascular.
As novas habilitações representam o compromisso do Governo do Estado com a ampliação do atendimento de alta complexidade, fortalecendo a rede de saúde de Santa Catarina, tornando-a mais acessível e eficiente para toda a população.
Mais informações:
Josiane Ribeiro
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
e-mail:
Nos siga no instagram @saude.sc