Governo do Estado entrega novo tomógrafo ao Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis

O Governo do Estado, por meio da secretaria de Saúde (SES) entregou nesta quarta-feira, 19, o novo tomógrafo do Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG), em Florianópolis. O equipamento, aguardado há anos pela unidade vai diminuir o sofrimento de pacientes e permitir dobrar a capacidade anual de realização de exames com mais qualidade para o diagnóstico por imagem. O investimento de R$ 3 milhões foi uma determinação do governador Jorginho Mello para reforçar a qualidade dos serviços oferecidos no hospital que é referência no estado.

A entrega foi realizada no auditório do hospital com a presença da secretária de Estado da Saúde, Carmem Zanotto, que destacou a importância do novo tomógrafo para atender as crianças que, muitas vezes, precisavam se deslocar para outras unidades hospitalares porque o antigo aparelho estava em manutenção.

Dois médicos e uma mulher posam ao lado de um equipamento de tomografia. Ao centro, sobre a maca, está uma boneca infantil simulando um exame. A mulher segura desenhos e papéis nas mãos. O ambiente é claro, com paredes em tom verde claro.

Fotos: Ricardo Trida / Secom

“Agora estamos com um equipamento mais moderno, mudando a realidade do Joana de Gusmão e dando segurança para as nossas crianças e à equipe que atende os pacientes.” A secretária enalteceu ainda o trabalho desenvolvido no hospital pelos profissionais e voluntários que ajudam a manter a unidade.

“O hospital tem um corpo clínico técnico e de qualidade e somado a isso, a Associação de Voluntários (Avos) que apoia essa casa e quem aqui chega ou trabalha. Por isso nós vamos continuar investindo, algumas unidades já estão reformadas e outras que ainda precisam de melhorias”, afirmou Carmen Zanotto.

Para o diretor-geral do Hospital Infantil Joana de Gusmão, Lery Hermes Rau, o novo tomógrafo é uma conquista para a saúde do estado. “Esse aparelho vem ser finalmente a solução de um problema que começou em 2015. Desde lá, a então direção do hospital vinha solicitando um tomógrafo, diante da frequente quebra do aparelho que estava em uso até dez dias atrás. Agora, a gente resolve o problema de quebras, intensifica o atendimento com excelência, passando de quatro mil para oito mil exames por ano. Além disso, a qualidade de imagens ajuda no diagnóstico mais correto”, disse o diretor-geral.

Rau acrescenta que trata-se do marco inicial das mudanças pelas quais vai passar o hospital infantil. “Isso porque nós sabemos que o governador Jorginho Mello e a secretária de Estado Carmen Zanotto têm como meta um novo Joana de Gusmão com um atendimento mais humanizado e moderno.”

Mais agilidade

Com uma tecnologia mais moderna, o novo tomógrafo reduz pela metade o tempo de realização dos exames. Atualmente são realizados em média, 12 exames diários. Com o novo equipamento será possível mais que dobrar esse número e reduzir em cerca de 70% os casos de pacientes que necessitam de sedação para realizar o exame.

Enquanto o antigo tomógrafo possuía 6 canais, o novo aparelho possui 80, reduzindo, por exemplo, de 40 para 4 segundos o tempo de realização de um exame de tórax. Para a instalação do novo tomógrafo foi necessária a reforma da sala no setor de Diagnóstico por Imagem, com as adequações de temperatura. O exame de tomografia é fundamental para o diagnóstico de diversas patologias. Somente em 2022, foram realizados no HIJG, 4282 exames atendendo 3229 pacientes.

Mulher adulta beija carinhosamente a cabeça de uma menina com cabelos longos e loiros, que segura um microfone. A menina veste traje típico com saia vermelha e blusa branca. A mulher segura uma pasta roxa e sorri afetuosamente. Ao fundo, há uma tela de projeção em um ambiente interno.

Homenagem e anúncio

Durante o evento, a secretária Carmen Zanotto recebeu da ex-paciente, Jamily Durant, dois desenhos feitos por duas crianças que estão internadas no hospital. Um desenho foi entregue para a secretária e outro será enviado ao governador Jorginho Mello. O momento foi marcado pela emoção entre os participantes da solenidade.

Ao agradecer à menina pelo carinho, Carmem Zanotto anunciou que o trabalho, agora, é para a aquisição de um aparelho de ressonância magnética para o Hospital Infantil Joana de Gusmão.

“Com a ressonância magnética o setor de imagem ficará completo. E eu tenho certeza absoluta que o governador Jorginho Mello não medirá esforços para atender essa necessidade do hospital. Por isso, a gente já vai iniciar os trabalhos para preparar a sala e fazer o processo de aquisição do equipamento, aí sim teremos um grande serviço de imagem dentro dessa unidade. A tecnologia associada a um corpo clínico de qualidade é tudo o que nós precisamos no serviço público de saúde”, finaliza Carmen Zanotto.

Acompanharam a solenidade de entrega do novo tomógrafo ao Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis, secretários de Estado, deputados, direção e funcionários do hospital.

Boneca de pano infantil vestida com roupa hospitalar está deitada em uma maca coberta com lençol branco, posicionada para simular um exame em um tomógrafo modelo Canon Aquilion. A cena ocorre em uma sala médica, com foco no equipamento e na ambientação acolhedora voltada ao público infantil.