Foto: Silviane Mannrich/Ascom SES
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) apresenta os principais avanços da saúde catarinense no 46º Encontro Catarinense de Hospitais, que acontece nesta quarta e quinta-feira, 28 e 29, em Florianópolis. A pasta conta com um estande exclusivo reunindo profissionais para sanar questionamentos dos participantes, reforçando a parceria com os hospitais filantrópicos.
Promovido pela Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Santa Catarina (FEHOESC), em parceria com o Instituto Santé, o evento é um dos principais do setor no sul do país e reúne cerca de mil participantes, entre gestores hospitalares, profissionais da saúde, autoridades, especialistas e empresas.
A participação do Governo do Estado, por meio da SES, ocorre em espaço próprio, com a presença de técnicos de diferentes setores, como a Vigilância Sanitária Estadual e a Diretoria de Aquisições e Contratos, disponíveis durante os dois dias para esclarecer dúvidas do público sobre temas como contratualização e gestão. Outros profissionais da Secretaria também integram a programação, prestando esclarecimentos aos presentes.
O secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, esteve na abertura oficial e destacou os avanços da saúde pública, além dos desafios que precisam ser enfrentados. O gestor ainda ressaltou a importância do diálogo entre as instituições e da responsabilidade na gestão dos recursos públicos.
“Já visitei mais de 122 hospitais catarinenses e quero conhecer todas as instituições de saúde do nosso estado. Vivemos um momento favorável para a saúde em Santa Catarina, mas precisamos agir com prudência e responsabilidade na gestão dos recursos públicos. Também precisamos avançar em pautas importantes, como a ampliação do teto de financiamento da Média e Alta Complexidade, o aprimoramento dos processos de contratualização e o aperfeiçoamento dos critérios de avaliação qualitativa dos serviços prestados à população”, pontuou em seu discurso.

Foto: Silviane Mannrich/Ascom SES
Com o tema “Saúde sustentável: governança, inovação e eficiência na prática”, a programação aborda questões estratégicas para a gestão das entidades de saúde, incluindo governança, sustentabilidade financeira, inovação tecnológica, gestão de pessoas e os desafios para manter a qualidade da assistência diante do aumento dos custos e das novas demandas do setor.
"Precisamos incorporar a inovação sem perder aquilo que é essencial na saúde: o olhar humano, o acolhimento, a responsabilidade e o cuidado com o paciente”, enfatizou o presidente da FEHOESC, Giovani Nascimento.
O Encontro contou também com a presença do presidente do Instituto Santé, Tércio Kasten, do deputado estadual Vicente Caropreso, representando o presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), e do vice-presidente da Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde), Marcelo Britto.
Entre os destaques da programação do primeiro dia, a mesa-redonda “Alicerces da governança na gestão de serviços de saúde” debateu práticas para aprimorar a gestão das instituições. Já a palestra “Inovação que gera sustentabilidade” abordou como a inovação pode contribuir para resultados sustentáveis no setor.
Outros temas foram discutidos como "Gestão de Pessoas: A saúde de quem cuida". O workshop “Macroeconomia e Saúde: entendendo a nova dinâmica dos custos médicos”, discutiu os fatores econômicos que impactam a assistência e o equilíbrio financeiro dos hospitais.
A programação também apresentou cases de inovação, além da Feira de Produtos e Serviços que movimentou o evento com soluções, tecnologias, equipamentos, produtos e serviços.
Com informações: Assessoria de Comunicação da FEHOESC
Mais informações:
Assessoria de ComunicaçãoSecretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
e-mail:
Nos siga no instagram @saude.sc