Gestante dá à luz prematuramente em ambulância do SAMU

No dia 19 de outubro, a equipe da Unidade de Suporte Básico 09 (USB) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) realizou, com sucesso, o parto de um bebê prematuro dentro da própria ambulância durante um atendimento de emergência. A ação ocorreu durante a transferência de uma gestante de 35 semanas que se encontrava em trabalho de parto prematuro na cidade de Dionísio Cerqueira, localizada no extremo Oeste do estado.

O bebê, que já estava em sofrimento, precisava ser levado para a UTI do hospital em São Miguel do Oeste. Devido à gravidade da situação, a equipe utilizou toda a sua experiência para adaptar a ambulância em uma UTI móvel provisória. Além disso, para garantir maior assistência à gestante, o hospital de Dionísio Cerqueira disponibilizou o médico Lessandro Kardek e a enfermeira Juliana Ribeiro para acompanhar a paciente junto com a técnica de enfermagem Márcia Britz e o condutor socorrista Maicon Jacoski da USB.

O bebê nasceu a caminho do hospital, e o parto ocorreu sem intercorrências. "Foi um susto para toda a equipe. Não estávamos em um local apropriado. Apesar do parto prematuro, não tivemos complicações, e o bebê não precisou ser levado para a UTI Neonatal. A experiência foi única", revelou o médico Lessandro Kardek.

Mãe e bebê passam bem e foram encaminhados para o Hospital Regional em São Miguel do Oeste, onde receberam os cuidados necessários.