O Mal de Alzheimer é uma doença neurodegenerativa que afeta principalmente idosos, mas também pode ocorrer em pessoas mais jovens. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) reforça o compromisso com o cuidado integral a esses pacientes, garantindo o tratamento adequado e o acesso aos medicamentos. Em Santa Catarina, há 4.512 pacientes que recebem regularmente medicamentos pelo Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF).
Foto: Arquivo Secom
Além da perda de memória recente, outros sintomas incluem dificuldades de linguagem, desorientação espacial e temporal, alterações de humor e comportamento, e progressiva dificuldade em realizar atividades diárias.
Ao notar qualquer um desses sintomas, a orientação é buscar atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da residência. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são essenciais para retardar a progressão da doença e melhorar a qualidade de vida dos pacientes e de seus familiares.
O tratamento da Doença de Alzheimer deve ser multidisciplinar, abordando os diversos sinais, sintomas e particularidades da doença. A terapia medicamentosa tem como objetivo estabilizar o comprometimento cognitivo, os aspectos comportamentais e a capacidade de realizar atividades diárias, minimizando os efeitos adversos.
Acesso aos Medicamentos
A Diretoria de Assistência Farmacêutica da SES/SC desempenha um papel fundamental no fornecimento de medicamentos essenciais para o tratamento do Mal de Alzheimer. Os medicamentos estão disponíveis nas farmácias municipais que realizam o atendimento do CEAF, distribuídas em todos os municípios catarinenses.
A Secretaria de Estado da Saúde segue as diretrizes do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) da Doença de Alzheimer, aprovado pelo Ministério da Saúde por meio da Portaria SAS/MS nº 13, de 28 de novembro de 2017.
Informações sobre os medicamentos e o PCDT podem ser consultados no portal da SES/SC. Os endereços e contatos das farmácias nos municípios, podem ser consultados no arquivo "Unidades de Assistência Farmacêutica do CEAF em SC".