Estado investe na ampliação da UTI do Hospital Santa Teresinha em Braço do Norte

As obras de ampliação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Santa Teresinha, em Braço do Norte, estão transformando em realidade um antigo sonho da população da região. O Governo do Estado repassou mais de R$ 3,4 milhões para a obra, com indicação da Bancada Regional da Câmara dos Deputados e emendas parlamentares.  A ampliação, que está em andamento, prevê 20 novos leitos de UTI, com 10 sendo ativados na primeira etapa da entrega. A unidade é contratualizada com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

HST_braço_do_norte_3.jpeg

Fonte: Secom

“Expandir leitos de UTI é uma das orientações do governador Jorginho Mello em todo o estado de Santa Catarina, em todas as regiões e não é diferente na Amurel, região de saúde de Laguna. A ampliação de leitos de UTI no Hospital Santa Teresinha, em Braço do Norte, vai nos ajudar a distribuir melhor os atendimentos e a demanda existente nessa região tão importante para Santa Catarina. O estado vem apoiando as ações no hospital em Braço do Norte e continuará dialogando com os hospitais da região da Amurel, assim como secretários de saúde, para qualificar e atender cada vez melhor a população catarinense”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi.

A iniciativa irá reforçar a capacidade de atendimento da unidade, que já se destaca como referência regional em urgência e emergência, com mais de 95% dos atendimentos no Pronto-Socorro realizados via SUS. A unidade também realiza cirurgias eletivas, possui maternidade e atendimento pediátrico. Em 2024, o hospital realizou aproximadamente 100 mil atendimentos prestados à população do Vale de Braço do Norte.

Com uma área total de 4,2 mil m², a nova estrutura erguida prevê ainda a implantação de uma agência transfusional, um novo centro de diagnóstico por imagem, um moderno ambulatório de especialidades e mais leitos de internação, fortalecendo a estrutura hospitalar e reduzindo a sobrecarga dos hospitais vizinhos.

O presidente do Hospital Santa Teresinha, Pedro Michels Neto, destacou a importância histórica da obra. “Estamos vivendo um momento histórico no Hospital Santa Teresinha. O projeto inclui ampliação de 20 leitos de UTI, com a liberação de 10 leitos inicialmente. A execução deste projeto resultará em uma redução substancial na sobrecarga dos hospitais vizinhos, bem como permitirá um atendimento mais humanizado, ágil, e de maior qualidade para a população”, afirmou.

Além dos recursos estaduais, o projeto também conta com apoio da Prefeitura Municipal de Braço do Norte. 

 

Mais informações:
Silvestre Aguiar
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Nos siga no instagram @saude.sc