As obras de ampliação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Santa Teresinha, em Braço do Norte, estão transformando em realidade um antigo sonho da população da região. O Governo do Estado repassou mais de R$ 3,4 milhões para a obra, com indicação da Bancada Regional da Câmara dos Deputados e emendas parlamentares. A ampliação, que está em andamento, prevê 20 novos leitos de UTI, com 10 sendo ativados na primeira etapa da entrega. A unidade é contratualizada com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).
Fonte: Secom
“Expandir leitos de UTI é uma das orientações do governador Jorginho Mello em todo o estado de Santa Catarina, em todas as regiões e não é diferente na Amurel, região de saúde de Laguna. A ampliação de leitos de UTI no Hospital Santa Teresinha, em Braço do Norte, vai nos ajudar a distribuir melhor os atendimentos e a demanda existente nessa região tão importante para Santa Catarina. O estado vem apoiando as ações no hospital em Braço do Norte e continuará dialogando com os hospitais da região da Amurel, assim como secretários de saúde, para qualificar e atender cada vez melhor a população catarinense”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi.
A iniciativa irá reforçar a capacidade de atendimento da unidade, que já se destaca como referência regional em urgência e emergência, com mais de 95% dos atendimentos no Pronto-Socorro realizados via SUS. A unidade também realiza cirurgias eletivas, possui maternidade e atendimento pediátrico. Em 2024, o hospital realizou aproximadamente 100 mil atendimentos prestados à população do Vale de Braço do Norte.
Com uma área total de 4,2 mil m², a nova estrutura erguida prevê ainda a implantação de uma agência transfusional, um novo centro de diagnóstico por imagem, um moderno ambulatório de especialidades e mais leitos de internação, fortalecendo a estrutura hospitalar e reduzindo a sobrecarga dos hospitais vizinhos.
O presidente do Hospital Santa Teresinha, Pedro Michels Neto, destacou a importância histórica da obra. “Estamos vivendo um momento histórico no Hospital Santa Teresinha. O projeto inclui ampliação de 20 leitos de UTI, com a liberação de 10 leitos inicialmente. A execução deste projeto resultará em uma redução substancial na sobrecarga dos hospitais vizinhos, bem como permitirá um atendimento mais humanizado, ágil, e de maior qualidade para a população”, afirmou.
Além dos recursos estaduais, o projeto também conta com apoio da Prefeitura Municipal de Braço do Norte.
Mais informações:
Silvestre Aguiar
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
e-mail:
Nos siga no instagram @saude.sc