Em Criciúma, secretária Carmen encaminha reabertura de sete leitos de UTI neonatal e habilitações em cardiologia

A secretária de estado da saúde, Carmen Zanotto, cumpriu agenda neste domingo em Criciúma. No Hospital Materno-infantil Santa Catarina, discutiu junto ao Secretário Municipal de Saúde, Acélio Casagrande, e a diretoria da unidade, a reabertura de sete leitos de UTI neonatal. A secretária solicitou um prazo entre 45 ou 60 dias para a conclusão da obra. Hoje a unidade possui 13 leitos de UTI neonatal.

Grupo de aproximadamente 14 pessoas reunidas em um corredor de hospital, todos usando máscaras. À direita, uma profissional de saúde com jaleco branco e touca cirúrgica está falando e gesticulando, enquanto os demais escutam atentamente. Na parede há placas com nomes de salas, como “Sala de Procedimentos” e “Higienização”.

Fotos: Silvestre Aguiar

No Hospital São José, administrado pelas irmãs Escolares de Nossa Senhora, a gestora orientou o encaminhamento das habilitações estaduais na linha de cuidado em cardiologia, para a implantação de novos serviços. Com isso a unidade passará a ser referência também em implantes de CDI (Cardioversor Desfibrilador Implantável), desafogando o fluxo de pacientes encaminhados ao Instituto de Cardiologia, atualmente a única unidade SUS de SC a realizar o procedimento. Um CDI é um desfibrilador implantável que monitora constantemente o coração e aplica o tratamento de forma automática para corrigir o ritmo cardíaco acelerado quando necessário.

 Grupo de cerca de 14 pessoas em pé, formando um semicírculo em uma sala com piso e paredes de madeira. A maioria das pessoas está sorrindo e conversando, incluindo religiosas e representantes da área da saúde. No canto inferior direito, há uma pequena mesa com velas, flores brancas e uma imagem religiosa, sugerindo que o local seja uma capela ou ambiente de espiritualidade dentro de um hospital.