Em Blumenau, secretária Carmen Zanotto se reúne com gestores e visita hospitais

Neste sábado, 13, a Secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, esteve em Blumenau para discutir as demandas da saúde dos municípios da região do Médio Vale do Itajaí.

Em uma reunião com a participação do prefeito e vice de Blumenau, Mário Hildebrandt e Maria Regina Soar, além de secretários municipais de saúde e diretores de consórcios, foi entregue um documento com as principais demandas da Associação dos Municípios do Vale Europeu (AMVE).

Grupo de oito pessoas posa para foto durante assinatura de documento oficial. Duas pessoas ao centro seguram o papel assinado, em um ambiente interno com mesa, persianas verticais e banner ao fundo com os dizeres 'Regionalização Ponta a Ponta'

"Estamos aqui para ouvir e compartilhar informações. Precisamos alinhar ações e buscar recursos para os atendimentos. Cada habilitação pendente na região é uma oportunidade para buscar o pagamento desses serviços. São recursos valiosos que não podemos deixar de solicitar ao Ministério da Saúde", afirmou Carmen Zanotto.

No Hospital Misericórdia, a secretária conheceu a estrutura. Atualmente, duas salas cirúrgicas estão em funcionamento e uma nova sala está sendo preparada para ampliar o atendimento. A unidade atende nas áreas de cirurgia plástica e estética, cirurgia geral, ortopedia, urologia, oftalmologia, cirurgia de varizes, otorrinolaringologia, proctologia e ginecologia.

Grupo de pessoas caminha por corredor interno de unidade de saúde. À frente, duas mulheres conversam enquanto os demais acompanham, incluindo homens em trajes sociais e casuais. O ambiente é iluminado e com paredes claras.

No Hospital Santo Antônio (HSA), referência em atendimento pediátrico SUS na região, Carmen visitou as obras da oncologia pediátrica, que estão em fase de finalização. A unidade também está ampliando de cinco para sete o número de salas cirúrgicas, possibilitando um aumento no número de cirurgias eletivas.

Atualmente, 92% dos atendimentos são realizados através do Sistema Único de Saúde. "Estamos prontos para apoiar o Estado nas demandas de atendimento. Já ampliamos a realização das cirurgias oncológicas e, com as novas salas cirúrgicas, estamos preparados para fazer ainda mais", afirmou Rafael Branco Bertuol, gerente geral do HSA.

Grupo de pessoas posando para foto em um corredor envidraçado de uma unidade de saúde. O local é iluminado por luz natural e possui piso verde e corrimãos nas laterais. Ao centro, uma mulher com blazer amarelo e outras pessoas com trajes sociais.

A agenda encerrou no Hospital Isabel. Referência Estadual em transplantes, atende também 44 especialidades médicas.

Grupo de pessoas caminhando por um corredor interno com piso quadriculado em preto e branco. À frente, um homem conversa com uma mulher de blazer amarelo, acompanhados por outros homens em trajes sociais. O ambiente é bem iluminado por janelas laterais.

As visitas foram acompanhadas pelo gerente regional de saúde, Douglas Rafael, e pela vice-prefeita de Blumenau. Maria Regina destacou a importância da integração entre os entes. "Entendemos que essa aproximação do Estado com o município e os hospitais é imprescindível para uma saúde pública melhor e mais eficiente", afirmou.