O projeto EducaSAMU, voltado para conscientizar crianças e adolescentes sobre o uso correto do 192, comemora a conquista de 30 mil alunos capacitados em 2023. O objetivo do projeto é instruir crianças e adolescentes sobre como e quando realizar acionamento do serviço de urgência, elucidar sobre os riscos e transtornos gerados pelos trotes e como identificar situações emergenciais, como Acidente Vascular Cerebral (AVC) e infarto.
O projeto está presente em todas as regiões de Santa Catarina por meio de educadores que levam até as escolas informações de forma gratuita. De janeiro a setembro, foram realizadas atividades em 248 escolas. O trabalho envolve alunos do Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio.
“O trote é um problema sério para os serviços de urgência e emergência. Com o trabalho do EducaSAMU, buscamos orientar as crianças e adolescentes sobre como uma chamada indevida pode prejudicar a ajuda para quem realmente precisa”, afirma a diretora do SAMU/FAHECE, Carla Birolo.
Além disso, os educadores levam informações sobre saúde e noções básicas de situações de emergência, como infarto e AVC, e orientar crianças e adolescentes sobre como agir nestes momentos.