Dia D da Campanha de Multivacinação para crianças e adolescentes é neste sábado, 21

O Dia D da Campanha de Multivacinação em Santa Catarina, sábado no qual os postos de saúde ficam abertos durante todo o dia para vacinação, é no próximo dia 21. Nesta data, as equipes de imunização dos municípios catarinenses estarão preparadas para atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos.

A gerente de doenças infecciosas agudas e imunização da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), Arieli Schiessl Fialho, lembra que o dia D é uma excelente oportunidade para que pais e responsáveis, que não têm disponibilidade durante a semana, levem os filhos para vacinar. “A proposta do dia D é justamente essa. Uma data, fora do horário comercial, para que todos possam ter acesso à vacinação. Então, a gente pede que os pais aproveitem essa chance para atualizar a caderneta de vacinação dos filhos”, destaca a gerente.

Assim como na Campanha, durante o dia D estarão sendo oferecidas todas as vacinas que fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação da criança e do adolescente, assim como as vacinas de Campanha, como a Covid-19. São 18 imunizantes que protegem contra mais de 20 doenças.

O diretor da DIVE, João Augusto Brancher Fuck, ressalta a importância da vacinação. “Só com altas coberturas vacinais conseguimos evitar o ressurgimento de doenças que já não fazem mais parte do nosso dia a dia, como a poliomielite, por exemplo”. Ele esclarece ainda que o Programa Nacional de Imunizações oferece doses para todas as faixas etárias, de forma gratuita. “Pais, avós, tios, todos podem aproveitar a Campanha, o dia D, para atualizar também a sua caderneta de vacinação, independentemente da idade”, finaliza o diretor.

A Secretaria de Estado da Saúde reforça que as estratégias de vacinação podem variar de um município para outro, incluindo os que foram atingidos pelas fortes chuvas, que poderão adotar nova data para o dia D. Sendo assim, é importante que a população se informe sobre locais e horários de vacinação com a secretaria de saúde de cada cidade.